terça-feira, 27 de novembro de 2012

IV- Encontro Catarinense de Escritores



Academia de Letras do Brasil/SC


No caminho das letras entre os dias 23 e 24 de novembro de 2012, houve o encontro de experiências. Amigos literatos saíram do mundo onde gira tanta violência para mergulharem no mundo fantástico das letras.
Eu e meus amigos da ALE- Associação Lageana de Escritores, estivemos nesse evento que fez acontecer...


Ouvimos e aplaudimos o Dr. Nereu do Vale Pereira, que por meio de seus conhecimentos, palestrou sobre “A Cultura Açoriana”, enfatizando os “galegos e manezinhos da Ilha”,os quais ajudaram a construir a história do povo catarinense.



A professora e escritora Terezinha Viecelli,palestrou a “Recompensa do escritor” percurso de sua caminhada literária que teve início após enfrentar o desafio com a saúde.
Há 20 anos ela lançou o seu primeiro livro, o qual foi à porta aberta para mais 20 livros entre eles − Poesias e Literatura Infantil.
A escritora relatou que os livros abrem a janela-mundo para ver a beleza de viver e, fugir das drogas e revoltas da população. Ela não descartou a preocupação com a nova geração e continua seus escritos para os leitores mirins.
A apresentação do Coral Alfredense, arrancou aplausos do público, realmente valeu toda essa inclinação para engrandecer ainda mais o evento .


A dança Alemã, foi um momento de descontração que fez os espectadores vibrar por meio da emoção destacando a importância das raízes de um povo.


A entrega de certificados aos participantes complementou essa passagem .
A poesia recitada pelo integrante da ALE, Sebastião Araujo Godoi e, a homenagem ao Sr Névio Santana Fernandes, pelos trabalhos atuados junto ao espaço Cultural, a cidade de Lages.


A chegada do Príncipe Alexandre Carvalho fez aumentar o efetivo da corporação literária com vigor estímulo revitalizando novos costumes.

A Sessão solene − posse dos novos Acadêmicos, diplomação e outorga de Comendas, enalteceu esse dia de Cultura, junto o paraíso das letras.



Enfim, é impossível resumir num texto sintético, como foi intensa a contribuição de cada amigo literato, e parceiros da caminhada: Mauro Demarchi e Bertolina Maffei presidente da ALB/SC-AW, sei que muitos outros complementares não citados neste texto, estiveram presentes doando seus conhecimentos para engrandecer a literatura.
São esses eventos que fortalecem escritores, assimilando o para o amanhã a semente literária. Esse passaporte que nos torna imortais.


Poetas e poetisas nosso lucro não são financeiros, porém contamos com a contabilidade do saber na certeza que nossa semente germinará para sempre.
Hoje, posso dizer, depois de analisar a tribuna literária abordando temas diversos que somos privilegiados no campo das letras que se juntam para dar sentido as palavras e frases literárias.
Virtudes do ontem, hoje e amanhã.
Parabéns ao município de Alfredo Wagner pela iniciativa de buscar valores que tangem pensamentos construtivos.Valeu, obrigada!!

Presidente da ALB-SC/Lages

Ivone Daura da Silva


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Chapéu de crochê

Chapéu

Uma forma de proteger sua cabeça e rosto do sol.


Usando a linha barbante você pode fazer este belo chapéu.


Pratico para carregar na mala quando for para a praia ou piscina...


Até mesmo quando viajar o chapéu pode ser levado na cabeça pois ele molda sem machucar sua cabeça.
Pode ser feito em todos tamanhos: infantil ou adulto.


E decorá-lo do jeito que você desejar.Espero que não fique dúvida neste modelito,caso não queira fazer um chapéu pode ser feito um boné,basta trocar o modelo da aba,deixo a seu critério.

Beijos amigas do crochê,

Ivone Daura da Silva