domingo, 15 de julho de 2012

Sonho em noite de graça

Sonho em noite de graça


Escrever sobre Edison Azambuja Gomes de Freitas, é uma grande honra e satisfação que enriquece o meu caminho literário.Meu amigo escritor e espiritualista tem o dom de levar a palavra “certa nas horas incertas”,sabemos que somos constantes transformadores da energia sutil deste mundo, movimentando forças positivas e negativas,tal como pensamentos, projetos, aspirações, palavras e atos.Em fim a predominância intelectual e cultural na existência humana. Às vezes inesperadamente surge tamanha aflição que nos faz ser humildes para buscar a palavra amiga.(Sei que um dia precisei desta palavra)
Este escritor já nos presenteou com sua participação em várias antologias da ALE e dois belos livros: “Florais do Amanhecer”,uma ascese poética em 2002, dedicado ao Nosso Pai Eterno, criador e animador de todo o Universo visível e invisível.
O segundo livro “Frutais do Entardecer” ao sopro da paz, saúde e prosperidade, têm admiráveis poesias e valores focalizado a família. Foi lançado no dia 29 de maio de 2009 às 19h30 na FCL- Fundação Cultural de Lages, nesse dia houve um momento de reflexão entoando o caminho sereno da harmonia. Feliz da brilhante recepção, comecei a folhear o livro e atentamente li esta poesia que, pareceu falar ao meu coração desinquieto pela emoção da noite Cultural.

Sonho em Noite de Graça

Aquele sonho em noite de graça
Me fez mui risonho no dia que passa;
Qual lépida garça, o versejar que componho.
É fluido fugaz, que n'alma disponho!

Os últimos raios do sol que esculpiu
Pintura dourada na face do rio...
As vagas de oiro são ondas ligeiras...
De águas que esbatem nas orlas brejeiras!

E cai da noite o atro véu crepuscular...
E a Paz que se segue aquieta a Natureza,
Convida a saracura ao regresso a seu lar.

Últimos albores, poente sanguíneo ,a beleza!
E o caudal escurece, mas reflete argênteo luar.
E eu a cismar... O Criador... Sublime grandeza!



O Engenheiro Agrônomo e aposentado Édison, é natural de Pelotas, RS, é o filho mais velho de cinco irmãos, sócio da ALE desde 1999 e membro da Diretoria, atuando no conselho Editorial e, responsável pelas poesias editadas pelos sócios na Revista Expressiva .
Meu amigo das letras é como um cisne, “ave forte e graciosa que singram pelos lagos por mais de um terço de sua vida, mas, quando encontram um parceiro,no geral ficam com ele para sempre”. Este cisne encontrou a Princesa da Serra a nossa bela cidade de Lages, fixou residência junto da sua companheira Sirlei. Edison é um pai exemplar e amigo verdadeiro. Pelos méritos construídos em sua existência, eu, e os demais parceiros da ALE, somente temos a agradecê-lo.

Para fugir do barulho da cidade meu amigo procura refugiar-se na Fazenda La Cancha (Uruguay) ,onde busca inspiração para a arte literária que, o leva ao encontro dos Florais e os Frutais. Sei o quanto você ama escrever, pelas portas abertas entra no mundo sem fronteiras dos poetas para fartar a fome e matar sua sede de compor formosos sonetos.
Os livros do nosso escritor são doados às pessoas que desejam curtir uma boa leitura, “ser fraterno é tomar consciência da unidade humana que formamos e do apoio mútuo em nossas vidas.”
Parabéns, por este ato de amor e pela colheita das letras na horta cultural! Minhas palavras são idôneas, pela admiração dos talentos que salientam sua caminhada de luz.

Presidente da ALB- de Lages e Sócia da ALE
Ivone Daura

Um comentário:

  1. dison Azambuja Gomes de Freitas edisongfreitas@hotmail.com
    18 jul (1 dia atrás)

    para mim
    Amiga literária, quanta alegria incorporaste a meu coração, sabedor que sou agora, do fato de fartares palavras elogiosas a este teu colega e minha família. Sinto-me muito bem assim e Deus te guie pelos meandros dadivosos que há de te apresentar na tua bela passagem pelas letras e pelo coração daqueles que te querem bem. Abraços sinceros, teu afeto EdisonGF.

    Nota bene: corrigir a palavra astro por atro, no verso: ...e cai da noite...
    Também em vez de Édison, tirar o acento. (Meu pai me deu o nome que ornamenta a personalidade ilustre de Thomas Edison). (Está na frase - Édison é um pai exemplar...)

    ResponderExcluir