quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pétalas de Rosas

Pétalas de Rosas                       

            Sempre que Marina passava pela avenida observava uma linda menina na janela.Tinha tranças compridas, era sorridente e gostava de jogar pétalas de rosas lá do alto da janela para muitas crianças que passavam a caminho da escola.
            As crianças estavam acostumadas a tamanha façanha e algumas até mesmo olhavam e diziam: ”Obrigada, menina da janela! Que Deus te dê muitas rosas no decorrer de tua vida”.
            Um dia, Marina, uma das meninas que costumava colher da calçada as pétalas de rosas, sentiu grande curiosidade.Desejava chegar perto da menina sorridente.
            Chegou até à porta, tocou a campainha e teve uma grande surpresa: a menina da janela não permitiu que a porta fosse aberta.
            Apenas jogou para Marina um botão de rosa.Marina pegou o botão de rosa e saiu pensativa.Pó que será que ela não quis abrir a porta? Será que achou que eu estava mal arrumada, ou, quem sabe, achou-me feia?
            Marina ficou triste.Continuou a passar em frente à casa da menina alegre, porém não olhava mais para a janela nem sequer juntava as pétalas de rosas que caíam sobre a calçada.Afinal talvez aquela menina fosse ambiciosa, orgulhosa, pois nem freqüentava a mesma escola.Talvez apenas quisesse “se mostrar” com aquele sorriso que contagiava a todos que passavam pela rua.
            Marina não estava conformada.Era preciso descobrir a verdade, mas como? A menina não queria recebê-la.
            Tudo aquilo fazia um emaranhado na sua inocente cabeça.Um dia ela parou defronte àquela janela, mas viu que a mesma estava solitária.A menina alegre não estava na janela.Marina movida por um impulso, tocou novamente a campainha. A porta foi aberta e apareceu uma senhora, com os olhos vermelhos de chorar e perguntou:
            -O que desejas?
            -Marina, ainda muito desolada, falou:
            -Quero conversar com a menina alegre que joga pétalas de rosas para as crianças que passam pela rua.
            Aquela senhora apenas perguntou:
            -Você tem certeza de que está falando de uma menina alegre?
            Sim!Outro dia vim aqui, ela não quis me receber.
            Então Marina entrou naquela casa com um olhar desconfiado falando da menina alegre.No entanto, aquela senhora desabafou falando da menina da janela.
            Ela fica amarrada em uma cadeira de rodas, todos os minutos de sua vida.Foi há muito tempo que ela sofreu uma paralisia.Contudo, fica feliz quando está na janela, e se realiza em ver a felicidade das outras crianças.Sua liberdade foi rompida no seu segundo aniversário.
            Porém, faz uma semana que passou uma menina sem olhá-la.Ela sofreu muito com este desprezo.E entrou em depressão profunda.
            Marina sentiu que ela era a menina, correu até o quarto abraçou Maria Cecília, pediu perdão e prometeu que seria sua melhor amiga.
            Prontificou-se em ajudá-la com a cadeira de rodas, e a acompanhá-la sempre que precisasse de sua companhia.A menina da janela sentiu que,mesmo  presa àquela cadeira,não precisaria  fingir que era feliz porque na vida ela era feliz em todos os sentidos .O importante era amar a vida.
            Aceitou sua deficiência.E surgiu ali a mais recíproca amizade, deixando espalhar, aos quatro cantos da cidade, a notícia de que Maria Cecília não tinha o domínio de suas pernas, no entanto, tinha os braços e as mãos que ajudavam a fazer seus dias diferentes.Sabia sorrir.E, por meio do seu sorriso, conquistou outras crianças.
            E também aceitou a idéia de ser mais uma aluna da escola.Ela sabia que Marina sempre estaria ao lado, transmitindo seu afeto.Ajudando-a espalhar muito mais pétalas de rosas.



Editado no Carretão  N.8- páginas 58,59 -Lages,agosto de 2005- Organizadora Maria de Loudes Varela Binatti- ALE- Associação Lageana de Escritoress
           


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Feliz Páscoa!!

Páscoa é Vida


Você é um bom ouvidor?

Veremos a seguir:

Você já ouviu a beleza de uma planta quando cresce?
 
Você já escutou o som de uma flor que se desenvolve à luz do sol?

Ouviu o estampado da sombra da noite,na imensidão das trevas?
Já sentiu a leveza da aurora ao amanhecer neste universo com sua luz resplandecente?

Você parou para meditar a beleza da natureza,o cantar dos pássaros,o voo das borboletas...?
A importancia de saber admirar a mente
quando dela  abre-se para a compreensão de uma palavra?
A maravilha que rola de uma expressao amorosa
ao deslizar do subconsciente ao coraçao?
É possível que nesta realidade
Haja o desenvolvimento da sensibilidade
Para crescer e enxergar..

Assim é no ato da fé.

É a fé que nos faz ver o invisível

Deus nos ama tanto que enviou seu filho Jesus
para indicar o caminho da salvação.

Jesus deu sua vida para que ninguém
permanecesse na morte.
Com sua ressurreição revelou
e nos trouxe  vida nova que,
neste percalço desejamos viver com intensidade....

Sinta tudo isso e
Descubra a beleza da fé;
agarre a força da esperança;
no sentido profundo que somos levados a sonhar,
Os sonhos são construtivos e a vida tem seu verdadeiro valor.
Não são apenas os presentes, os chocolates que fazem a Páscoa,porém a renovaçao do espírito.


Ao vivenciar entre tantas maravilhas
Feliz Páscoa! Você está vivendo-a!

Ivone Daura


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Parabéns, a todos os selecionados!

Em 21 de março de 2011 10:15, sinergia sindicato <contato@sinergia.org.br> escreveu:


Estava sendo aguardada com muita expectativa pelos participantes a relação dos trabalhos selecionados no 7o Concurso Conto e Poesia do Sinergia. Realizado em nível estadual, há 20 anos, o concurso tem se constituído como uma das mais importantes iniciativas na área em Santa Catarina.

Com a certeza de estar dando sua contribuição à produção cultural brasileira, o Sinergia busca com esse concurso literário cumprir um importante papel de propiciar espaços que contribuam para o exercício crítico e criativo dos trabalhadores.
Veja abaixo a relação dos trabalhos classificados e respectivos autores. Fizeram parte da comissão selecionadora de Conto: Dennis Radünz, Maria Tereza Queiroz Piacentini e Olsen Jr. e de Poesia: Fábio Brüggemann, Fê Luz e Alai Garcia Diniz.
Os 45 trabalhos selecionados serão reunidos em antologia que será lançada no segundo semestre de 2011, em Florianópolis.
O Sinergia agradece a participação de cada um e parabeniza os selecionados.

Maiores informações com o diretor de cultura do Sinergia Sigval Schaitel pelos telefones 48 8829-5929 / 48 3879-3011 ou pelo e-mail sinergia@sinergia.org.br.
CONTO
A chegada do “alemão”  .......................................Sérgio Roberto Gouveia
A espera  ...............................................................Luiz Carlos Borba Garcia
Galinha dos ovos de ouro  ....................................José Paulino Junior
Habla! Parla! Speak! Fala!  ...................................Mariana Avallone Merigo
Miolo (Cânticos para ninar pirados e piradas)  .....Gilberto Pinto da Motta
Não se pode falar das coisas, mas elas existem  ....Luiz Henrique De Nadal
Nobres deputados  ...............................................Nelson Blank
O Ladrão de grama ...............................................Bárbara Raphael Baptista Pereira
Os Tolos dos Tolos ................................................Vitor Pacheco Júnior
Percival  ................................................................Alberto Marcio Albano
Ritual de alumbramento  .....................................Suyan de Oliveira de Melo
Sobrevida  ............................................................Anacreonte Fonjic
Sorriso de Antonio  ..............................................Stefano Roberto Moysés Colucci
Velhos corações imaturos  .................................. Evandro Duarte
Viver é perciso  ...................................................Rafael Reginato Moura
POESIA
A Mosca O livreiro A Lâmpada  ............Maria Selenir dos Santos
As letras que trocavam o menino (dislexia)  ....Marco Antonio Stello
Balada on the Road  ..............................Raquel Wandelli
Barranco  ............................................Leandro Richard da Silva
Cachecol  ............................................Ivone Daura da Silva
Camarotes e parapeitos  ......................Daniela Bunn
Canção do Mar de São Miguel ..............Júlio César Ramos
Contingente  ........................................Jadna Pizzolotto
Corações ao alto  ................................Marcio Dison
Cronos indesejado  ..............................Silvério Ribeiro da Costa
Dente por dente  ..................................Vanildo Machado
Divagar...  ...........................................Adriana da Silva Bunn
Endereço  ...........................................Vanildo Machado
Epopéia poética  .................................Daniele Souza Freitas
Esquecer  ............................................Jociclen Regina Fischer
Essa gente  .........................................Suyan de Oliveira de Melo
Estações  ............................................Conceição Aparecida Pereira Debarba
Estrelas  ..............................................Suzana Mafra
Eu e ela  ..............................................Aldo Guido Votto
Fissura por mensura  ...........................Bárbara Raphael Baptista Pereira
Florbela não Espanca  ...........................André Berté
Monange  ...............................................Karine Santos
Natureza  ..............................................Daniel Passos
Pequeno reflexo  ...................................Paulo Rutigliani Berri
Poema Práxis  ........................................Otávio Marhofer Dutra
Pornaso  ...............................................José Luiz Amorim
Soldado sem sentido  .............................Evandro Duarte
Tempo  ..................................................Aldo Guido Votto
Transitivo  .............................................Jairo Ferreira Machado
Três pedaços  ........................................Leandro Richard da Silva


Sinergia: 20 anos de ação cultural.

A Vingança


A Vingança


 Ao entardecer,o sol se escondeu  deixando uma massa negra cobrindo a terra. Margarete, aquela noite fechou as janelas mais tarde, da pequena casa  construída toda em madeira em cima da colina. Antes porém, ficou  por alguns segundos, admirando a bela lua que no céu  mais parecia um lustre decorando o firmamento.
 Angustiada e saudosa começou abrir gavetas, remexer e fechá-las, tudo procurava e nada encontrava...Foi até a estante, folheou alguns livros e continuou procurando — sabe se lá o quê?
 Morava longe de vizinhos, tinha uma vida solitária e, nunca desabou com ninguém segredos de sua vida. Desanimada arrumou a ração para o gato Fifi, seu confidente e melhor amigo.Foi ao quarto, arrumou sua cama, fez as orações e dormiu tranqüila no silêncio daquela noite.
De repente, ela ouviu três batidas à porta...
Sentou-se, sem nada responder, sentindo muito medo.
As batidas se repetiam. Ela levantou e caminhou rapidamente e perguntou: quem é?Do outro lado um gemido:
 ―Sou eu, Marcos,vim trazer-lhe um recado.
 Margarete abriu a porta e seu irmão caiu em seus braços.
―Mas você está ferido? O que aconteceu?
―Você lembra de Lucas? Aquele homem que diz amar uma mulher misteriosa a qual ele chama de “A Dama dos seus sonhos”.Ele me acertou dois tiros quando eu vinha para cá.
Mas por que ele fez isso?
―Eu fiquei enfurecido e o agredi quando ele falou seu nome no bar da cidade...
Margarete, cabisbaixa, deixou o irmão falando, e foi buscar um chumaço de algodão para limpar o ferimento. Porém, quando retornou, encontrou-o sem vida. Ela encostou seu rosto ao do irmão e confessou o grande amor que sentia por Lucas.
Depois do  Boletim de Ocorrência, o policial perguntou:
─ O que ela sabia daquela morte? Margarete, fechou-se dentro da sua dor e nada respondeu.
O tempo passou...Quando todos pensavam que a tragédia estava esquecida, Margarete, com Fifi em seus braços, foi à casa de Lucas, bateu levemente na porta.
Lucas abriu a porta sorriu mostrando seus belos dentes e surpreso falou:
    Entre: dama dos meus sonhos...
Ela nem ouviu as palavras que ele pronunciara, sua sede de vingança era maior.
            Da bolsa retirou o revolver e disparou dois tiros no peito de Lucas que caiu ao chão ainda com vida. Arrependida e desesperada Margarete, o abraçou e pediu perdão, confessando que sempre o amara. Lucas reuniu suas últimas forças e retirou do cinto seu punhal, perfurando   o coração de Margarete.
Ela tombou ao lado do homem que tanto amou. E, juntos, deram o último suspiro. Eles não tiveram coragem de confessar e viver aquela grande paixão, que marcou nas páginas da vida, mais um drama de amor.
O gato Fifi arrepiou-se e apavorado correu ...e subiu no telhado.





Texto escrito para a Antologia: “Operários Literários”.
Lages/ 2010- pg.87,88.ALE



sábado, 6 de novembro de 2010

Uma história de despedida

Sinopse: Christiane é uma cativante adolescente cheia de planos para o futuro. No auge da juventude, quando está desvendando os encantos do amor, descobre que está com câncer e suspeita que o mesmo, impiedosamente, ceifará esta vida que lhe apresenta perspectivas tão maravilhosas. Porém, nem ela está preparada para partir, nem sua família e aqueles que a rodeiam, estão preparados para se despedirem tão cedo de alguém que tanto amam. Como você enfrentaria uma situação como essa? Aliando a linguagem da animação a do cinema tradicional, este filme irá auxiliá-lo nesta reflexão.
Ficha Técnica
Título: Uma História de Despedida
Gênero: Drama
Duração: 30 min
Ano de Lançamento (previsão): 2010
Produtora: JFK filmagens
Direção: Marcelo Farias
Roteiro: Marcelo Farias
Inspirado no livro "O Mundo de Ales" de Ivone Daura da Silva
Animações: Pedro Wilbert
Produção: José Francisco Kirchner e Marcelo Farias
Edição: Diogo Godoy
Maquiagem: Rudimar Cifuentes
Elenco: Márcia Macedo, Nelson Furmiga, Turco Janine, Thiago Oliver, Lota Lotar, Simone Padilha, Wemyllin Giovana, Joana Pereira, Thiago Rosa.
 
Em breve o lançamento na cidade de Lages,SC-2010