quarta-feira, 30 de maio de 2012

XXIV Festa do Pinhão

Festa do Pinhão

A ex-presidente da ALE, da qual faz parte como fundadora colaboradora na comissão de criação em 1990, Maria de Lourdes Varela Binatti, no ano de 2005, lançou na bela festa do Pinhão o seu primeiro livro: “Semente no Chão... Festa do Pinhão”.
Lurdinha, como é conhecida pelos amigos teve a preocupação em levar aos leitores pesquisa da primeira festa realizada em 1973, em dois locais: Praça João Costa no centro da cidade, e defronte ao Ginásio Ivo Silveira. À retomada após uma década em 1986, com a ampliação do foco para a integração entre o homem do campo e o da cidade.
A profissionalização da Festa e a inserção de tecnologia e de atrativos são relatos com a competência ímpar da autora, especialidade construída na interface formação-carreira. Foi uma investigação minuciosa que continua ajudando aqueles que estudam e vivem da atividade turística e todos os ramos a ela agregados, da administração à comunicação.
O pinhão é a semente que nasce na pinha, fruto de pinheiro brasileiro, ele representa o indivíduo em si, possui toda a herança de um passado, a potencialidade do presente e as possibilidades do fruto, tal qual o serrano.
A simbolização do pinheiro brasileiro traduz a importância que damos à espécie e que justifica a escolha do nome de seu fruto-pinhão- para a festa mais importante da Serra Catarinense.
E se inicialmente, a festa buscava apenas a integração local, com o passar do tempo ela estabilizou- se avolumando de tal forma que ultrapassou as fronteiras do estado, tornando-se Nacional.
(...) o evento a ser iniciado dia 1º a 10 de junho, terá como atração maior −Shows artísticos,
− 12ª Sapecada da Serra Catarinense (03 de junho),
−20ª Sapecada da canção nativa (04 e 05 de junho),


− Comidas típicas.
−Atrações de tudo o que caracteriza nossos costumes de povo campeiro e ligados às tradições gauchescas,o dinamismo e o espírito empreendedor daqueles que cultivam o pinheiro, não estaríamos hoje transformando a Festa do Pinhão num certame magnífico a mostrar aos que nos visitam a pujança dos que propõem a fazer de Lages um centro mais expressivos do Sul do País.
Na XXIV Festa Nacional do Pinhão a ALE estará em seu Stand como vários livros de escritores catarinenses.Convidamos a todos visitantes deste evento para conhecer todo trabalho desempenhado prol a cultura.
Seja bem- vindo, nesta festa que é minha, sua e nossa.Os melhores Shows Nacionais estarão aqui.

Ivone Daura da Silva

3 comentários:

  1. Oi amiga correligionária de ALE. Só hoje li sua mensagem. Fiquei muito feliz por lembrar e "usar" meu livro. Agradecida pela consideração. Beijuuusss

    ResponderExcluir
  2. OLÁ AMIGA
    AMEI ENCONTRÁ-LA POR AQUI,TAMBÉM MANDEI ESTE CONTEÚDO PARA O SITE DO PORTAL LAGEANO\ COLUNA DA ALE.
    COISAS BOAS SÃO LEMBRADAS SEMPRE...
    SAUDADES!
    BJS IVA

    ResponderExcluir
  3. Olá querida,vc está sendo de grande ajuda para nós.Parabéns pelos trabalhos.Voce acredita que moro no interior de são paulo e nunca comi pinhão!!bjs

    ResponderExcluir