Olá amigas
Segue a foto de um tapete que, pode ser usando em frente do balcão da cozinha.
Por ser feito com a linha mesclada não suja, tão quanto, a linha de uma só cor.
Crocheteira em dias de frio
Tricoteira em horas vagas
Escrevendo na calada da noite
Lendo sempre...
Assim dispenso remédios para depressão e faço da minha vida um elo com coisas aprazível por isso, lembrei de você.
Beijos a todos meus seguidores
Ivone Daura da Silva
quarta-feira, 27 de junho de 2012
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Crochê em alta
Crochê sempre em moda
Olá amigas, do crochê.
Estou postando um jogo de banheiro todo em crochê com barbante nº 6.
No colorido foi usado a linha grossa Barroco
Receita
Fazer uma corrente de 10 pontos e fechar.
Subir 03 pontos correntes − fazer usar uma laçada até formar 04 pontos altos
Voltar ao primeiro e fazer mais quatro pontos altos sem soltar da agulha
Pegue juntos− e faça mais 03 correntes para fazer a próxima pétala....formando assim 08 pétalas
Use o verde e faça mais uma carreira .A próxima é com o barbante para formar o quadro.
Os quais serão emendados depois de feito o tapete.
Já estou vendo o seu banheiro com belos tapetes de crochê.
Use agulha de crochê nº 04 acrílica
Boa sorte!
Ivone Daura
Olá amigas, do crochê.
Estou postando um jogo de banheiro todo em crochê com barbante nº 6.
No colorido foi usado a linha grossa Barroco

Receita
Fazer uma corrente de 10 pontos e fechar.
Subir 03 pontos correntes − fazer usar uma laçada até formar 04 pontos altos
Voltar ao primeiro e fazer mais quatro pontos altos sem soltar da agulha
Pegue juntos− e faça mais 03 correntes para fazer a próxima pétala....formando assim 08 pétalas
Use o verde e faça mais uma carreira .A próxima é com o barbante para formar o quadro.
Os quais serão emendados depois de feito o tapete.
Já estou vendo o seu banheiro com belos tapetes de crochê.
Use agulha de crochê nº 04 acrílica
Boa sorte!
Ivone Daura
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Jornalista Névio Santana Fernandes
Presidente da ALE
Escrever é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver a escrita que contribui para o desenvolvimento Cultural.
Lages tem um jornalista que faz de seus dias um labirinto das letras. Leitor assíduo escreve diariamente para o jornal “Correio Lageano”. São muitos os leitores que, se deliciam com sua matéria neste jornal todos os dias.
Estou falando do grande amigo das letras o Sr. Névio Santana Fernandes, que no dia 20 de junho apagará mais uma velinha –um grande contribuidor para o desenvolvimento da sociedade junto a literatura.
Névio é jornalista e tem procurado defender a comunidade lageana em todos os seus momentos literários.Além disso, é presidente da Associação Lageana de Escritores (ALE), que procura por outro lado lutar para que os literatos de nossa terra ganhe mais ressonância no plano local e estadual.
Também faz parte da
− Associação Amigos do Patrimônio de Lages,
−Associação Amigos do Museu Malinverni Filho,
−Instituto José Paschoal Bággio,
−Associação dos Economistas do Planalto Catarinense,
−Relações Públicas do Instituto Histórico e Geográfico de Lages e membro da Associação Brasileira de Escritores (UBE) Santa Catarina.
E participa do Conselho Municipal de Política Cultural, representando a área de Literatura, Memória e Patrimônio.
Nós associados a ALE, parabenizamos por esta data que vem somar mais um ano de vida, sabemos o quanto a sua amizade é importante a cada sócio desta instituição. Ao eleger a cultura como estatuto essencial á construção de textos e a escrita a ferramenta das mais eficazes para o desenvolvimento daqueles leitores onde está inserido a sua presença dinâmica e intelectual.
Por tudo que você representa a cidade de Lages, pelo pai maravilhoso e marido exemplar sempre ao lado da companheira Leonete,somam aos seus valores. Por todo carinho e dedicação desse homem que sabe fazer “Jus” de seu cargo literário, nós companheiros dessa caminhada e sócios da ALE o parabenizamos. Felizmente temos hoje a imprevista genialidade de Névio Santana Fernandes,por tudo isso e muito mais, queremos enfocar o desejo de uma vida longa cheia de saúde e felicidades.Sua presença deixa o mundo mais admirável.Somente você meu “jovem senhor” amigo correligionário da ALE, poderia ter nos proporcionado a honra de assumir esta entidade pela quarta vez na presidência,somando dez anos de mandato. Parabéns! E muitas primaveras (...)
Texto de Ivone Daura da Silva- Presidente da ALB de Lages\ Presidente da Academia do Brasil
Escrever é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver a escrita que contribui para o desenvolvimento Cultural.
Lages tem um jornalista que faz de seus dias um labirinto das letras. Leitor assíduo escreve diariamente para o jornal “Correio Lageano”. São muitos os leitores que, se deliciam com sua matéria neste jornal todos os dias.
Estou falando do grande amigo das letras o Sr. Névio Santana Fernandes, que no dia 20 de junho apagará mais uma velinha –um grande contribuidor para o desenvolvimento da sociedade junto a literatura.
Névio é jornalista e tem procurado defender a comunidade lageana em todos os seus momentos literários.Além disso, é presidente da Associação Lageana de Escritores (ALE), que procura por outro lado lutar para que os literatos de nossa terra ganhe mais ressonância no plano local e estadual.
Também faz parte da
− Associação Amigos do Patrimônio de Lages,
−Associação Amigos do Museu Malinverni Filho,
−Instituto José Paschoal Bággio,
−Associação dos Economistas do Planalto Catarinense,
−Relações Públicas do Instituto Histórico e Geográfico de Lages e membro da Associação Brasileira de Escritores (UBE) Santa Catarina.
E participa do Conselho Municipal de Política Cultural, representando a área de Literatura, Memória e Patrimônio.
Nós associados a ALE, parabenizamos por esta data que vem somar mais um ano de vida, sabemos o quanto a sua amizade é importante a cada sócio desta instituição. Ao eleger a cultura como estatuto essencial á construção de textos e a escrita a ferramenta das mais eficazes para o desenvolvimento daqueles leitores onde está inserido a sua presença dinâmica e intelectual.

Por tudo que você representa a cidade de Lages, pelo pai maravilhoso e marido exemplar sempre ao lado da companheira Leonete,somam aos seus valores. Por todo carinho e dedicação desse homem que sabe fazer “Jus” de seu cargo literário, nós companheiros dessa caminhada e sócios da ALE o parabenizamos. Felizmente temos hoje a imprevista genialidade de Névio Santana Fernandes,por tudo isso e muito mais, queremos enfocar o desejo de uma vida longa cheia de saúde e felicidades.Sua presença deixa o mundo mais admirável.Somente você meu “jovem senhor” amigo correligionário da ALE, poderia ter nos proporcionado a honra de assumir esta entidade pela quarta vez na presidência,somando dez anos de mandato. Parabéns! E muitas primaveras (...)

Texto de Ivone Daura da Silva- Presidente da ALB de Lages\ Presidente da Academia do Brasil
quarta-feira, 30 de maio de 2012
XXIV Festa do Pinhão
Festa do Pinhão
A ex-presidente da ALE, da qual faz parte como fundadora colaboradora na comissão de criação em 1990, Maria de Lourdes Varela Binatti, no ano de 2005, lançou na bela festa do Pinhão o seu primeiro livro: “Semente no Chão... Festa do Pinhão”.
Lurdinha, como é conhecida pelos amigos teve a preocupação em levar aos leitores pesquisa da primeira festa realizada em 1973, em dois locais: Praça João Costa no centro da cidade, e defronte ao Ginásio Ivo Silveira. À retomada após uma década em 1986, com a ampliação do foco para a integração entre o homem do campo e o da cidade.
A profissionalização da Festa e a inserção de tecnologia e de atrativos são relatos com a competência ímpar da autora, especialidade construída na interface formação-carreira. Foi uma investigação minuciosa que continua ajudando aqueles que estudam e vivem da atividade turística e todos os ramos a ela agregados, da administração à comunicação.
O pinhão é a semente que nasce na pinha, fruto de pinheiro brasileiro, ele representa o indivíduo em si, possui toda a herança de um passado, a potencialidade do presente e as possibilidades do fruto, tal qual o serrano.
A simbolização do pinheiro brasileiro traduz a importância que damos à espécie e que justifica a escolha do nome de seu fruto-pinhão- para a festa mais importante da Serra Catarinense.
E se inicialmente, a festa buscava apenas a integração local, com o passar do tempo ela estabilizou- se avolumando de tal forma que ultrapassou as fronteiras do estado, tornando-se Nacional.
(...) o evento a ser iniciado dia 1º a 10 de junho, terá como atração maior −Shows artísticos,
− 12ª Sapecada da Serra Catarinense (03 de junho),
−20ª Sapecada da canção nativa (04 e 05 de junho),
− Comidas típicas.
−Atrações de tudo o que caracteriza nossos costumes de povo campeiro e ligados às tradições gauchescas,o dinamismo e o espírito empreendedor daqueles que cultivam o pinheiro, não estaríamos hoje transformando a Festa do Pinhão num certame magnífico a mostrar aos que nos visitam a pujança dos que propõem a fazer de Lages um centro mais expressivos do Sul do País.
Na XXIV Festa Nacional do Pinhão a ALE estará em seu Stand como vários livros de escritores catarinenses.Convidamos a todos visitantes deste evento para conhecer todo trabalho desempenhado prol a cultura.
Seja bem- vindo, nesta festa que é minha, sua e nossa.Os melhores Shows Nacionais estarão aqui.
Ivone Daura da Silva
A ex-presidente da ALE, da qual faz parte como fundadora colaboradora na comissão de criação em 1990, Maria de Lourdes Varela Binatti, no ano de 2005, lançou na bela festa do Pinhão o seu primeiro livro: “Semente no Chão... Festa do Pinhão”.
Lurdinha, como é conhecida pelos amigos teve a preocupação em levar aos leitores pesquisa da primeira festa realizada em 1973, em dois locais: Praça João Costa no centro da cidade, e defronte ao Ginásio Ivo Silveira. À retomada após uma década em 1986, com a ampliação do foco para a integração entre o homem do campo e o da cidade.
A profissionalização da Festa e a inserção de tecnologia e de atrativos são relatos com a competência ímpar da autora, especialidade construída na interface formação-carreira. Foi uma investigação minuciosa que continua ajudando aqueles que estudam e vivem da atividade turística e todos os ramos a ela agregados, da administração à comunicação.
O pinhão é a semente que nasce na pinha, fruto de pinheiro brasileiro, ele representa o indivíduo em si, possui toda a herança de um passado, a potencialidade do presente e as possibilidades do fruto, tal qual o serrano.
A simbolização do pinheiro brasileiro traduz a importância que damos à espécie e que justifica a escolha do nome de seu fruto-pinhão- para a festa mais importante da Serra Catarinense.
E se inicialmente, a festa buscava apenas a integração local, com o passar do tempo ela estabilizou- se avolumando de tal forma que ultrapassou as fronteiras do estado, tornando-se Nacional.
(...) o evento a ser iniciado dia 1º a 10 de junho, terá como atração maior −Shows artísticos,
− 12ª Sapecada da Serra Catarinense (03 de junho),
−20ª Sapecada da canção nativa (04 e 05 de junho),
− Comidas típicas.
−Atrações de tudo o que caracteriza nossos costumes de povo campeiro e ligados às tradições gauchescas,o dinamismo e o espírito empreendedor daqueles que cultivam o pinheiro, não estaríamos hoje transformando a Festa do Pinhão num certame magnífico a mostrar aos que nos visitam a pujança dos que propõem a fazer de Lages um centro mais expressivos do Sul do País.
Na XXIV Festa Nacional do Pinhão a ALE estará em seu Stand como vários livros de escritores catarinenses.Convidamos a todos visitantes deste evento para conhecer todo trabalho desempenhado prol a cultura.
Seja bem- vindo, nesta festa que é minha, sua e nossa.Os melhores Shows Nacionais estarão aqui.
Ivone Daura da Silva
sexta-feira, 18 de maio de 2012
O sonho continua....
Dona Bernardina um exemplo de vida
Moradora da cidade de Lages, há cinquenta anos e natural de Otacílio Costa, a professora aposentada e sócia da ALE, Bernardina da Silva Maria, (Tita) editou três livros:
− A cidade que vi nascer.
−Resgatando e valorizando raízes.
− Saudosa memória do Peregrino Papa João Paulo.
Tita, é uma pessoa especial, sabe amar tudo que é belo. Aos seus 84 anos de vida, além de escrever ela presta serviços voluntários ao
− Hospital Infantil “Seara do Bem”
− Orfanato “Nossa Senhora das Graças”
− Asilo do Bairro Petrópolis,
− Igreja São José,
−Sala do Escritor junto a Biblioteca.
A essa “jovem senhora” não existe tristeza e nem velhice, é dona incomensurável de coragem, amor e dedicação.
Seus livros estão com as edições finalizadas.
Porém, o sonho continua para conseguir patrocínio ao seu primeiro livro que aborda informações de extenso valor de um passado esquecido que, chega à tona por meio de um ótimo livro − enaltecendo o município de Otacílio Costa.
Enquanto aguarda o patrocínio pelos fones
(49− 99 59 69 35 ou 3223 52 71) do seu primeiro livro Tita, continua ajudando aqueles que lhes estendem a mão procurando ajuda.
E nas eventualidades da vida deixa seu lado poeta nascer escrevendo suas poesias.
O Mar
O mar é uma canção.
O mar é uma oração.
O mar é revelação.
Do poder de Deus Criador
Que fez tudo com muito amor.
O mar é o retrato da beleza.
É riqueza maior do que ouro,
Ninguém poderia contar
A quantidade das gotas de água,
Que existe dentro do mar.
E quantos grãos de areia
Existe a beira mar?
E as espécies de vidas
Que se incorporam na imensidão das águas,
Somente Deus, pode explicar.
A cor da água do mar é azulada,
Esverdeada ou prateada.
Às vezes, reflete o amarelo dos raios solares,
Formando um belo cartão postal.
É fonte de alimentação e turismo
Tamanha perfeição no mundo,
Não existe igual.
(Na foto Bernardina é a segunda a esquerda)
Amiga, falar de você é gratificante.Sei o quanto és batalhadora.Sinto grande admiração pela sua postura de mulher de não se deixar vacilar na caminhada.Pessoas como você, estão em extinção.O mundo está movido por pessoas deprimidas e estressadas por que não sabem esperar.Parabéns minha colega das letras pelo exemplo de vida.Bjs
Ivone Daura da Silva
Presidente da ALB de Lages-SC
Moradora da cidade de Lages, há cinquenta anos e natural de Otacílio Costa, a professora aposentada e sócia da ALE, Bernardina da Silva Maria, (Tita) editou três livros:
− A cidade que vi nascer.
−Resgatando e valorizando raízes.
− Saudosa memória do Peregrino Papa João Paulo.
Tita, é uma pessoa especial, sabe amar tudo que é belo. Aos seus 84 anos de vida, além de escrever ela presta serviços voluntários ao
− Hospital Infantil “Seara do Bem”
− Orfanato “Nossa Senhora das Graças”
− Asilo do Bairro Petrópolis,
− Igreja São José,
−Sala do Escritor junto a Biblioteca.
A essa “jovem senhora” não existe tristeza e nem velhice, é dona incomensurável de coragem, amor e dedicação.
Seus livros estão com as edições finalizadas.
Porém, o sonho continua para conseguir patrocínio ao seu primeiro livro que aborda informações de extenso valor de um passado esquecido que, chega à tona por meio de um ótimo livro − enaltecendo o município de Otacílio Costa.
Enquanto aguarda o patrocínio pelos fones
(49− 99 59 69 35 ou 3223 52 71) do seu primeiro livro Tita, continua ajudando aqueles que lhes estendem a mão procurando ajuda.
E nas eventualidades da vida deixa seu lado poeta nascer escrevendo suas poesias.
O Mar
O mar é uma canção.
O mar é uma oração.
O mar é revelação.
Do poder de Deus Criador
Que fez tudo com muito amor.
O mar é o retrato da beleza.
É riqueza maior do que ouro,
Ninguém poderia contar
A quantidade das gotas de água,
Que existe dentro do mar.
E quantos grãos de areia
Existe a beira mar?
E as espécies de vidas
Que se incorporam na imensidão das águas,
Somente Deus, pode explicar.
A cor da água do mar é azulada,
Esverdeada ou prateada.
Às vezes, reflete o amarelo dos raios solares,
Formando um belo cartão postal.
É fonte de alimentação e turismo
Tamanha perfeição no mundo,
Não existe igual.
(Na foto Bernardina é a segunda a esquerda)
Amiga, falar de você é gratificante.Sei o quanto és batalhadora.Sinto grande admiração pela sua postura de mulher de não se deixar vacilar na caminhada.Pessoas como você, estão em extinção.O mundo está movido por pessoas deprimidas e estressadas por que não sabem esperar.Parabéns minha colega das letras pelo exemplo de vida.Bjs
Ivone Daura da Silva
Presidente da ALB de Lages-SC
quarta-feira, 2 de maio de 2012
Mãe - Mulher
Entre as páginas do livro “Reolhares do Tempo”, da escritora Eva de Lourdes C. da Silva (Vice-presidente da ALE).
Eu tive o privilégio de ler esta linda poesia, cheia de amor e emoções, valores notáveis da doação da mulher o anjo que perpetua a família.
Mãe Mulher
Nos grandes centros ou periferias do mundo,
Num lar humilde, numa favela,
Ou numa suntuosa mansão
Há sempre uma personagem humana
Responsável pela autoria da vida
E com a incomensurável
Grandeza de coração.
É a mãe- mulher, artista do amor.
Maior colaboradora da criação
Faz sua vida ser outra vida,
Esquece-se de si, apesar de heroína,
Age, às vezes com energia,
Mas quase sempre com resignação.
Mãe-mulher, orientadora o mundo,
Educadora dos homens,
Sem exceção
Gratuitamente dá a vida,
Sofre sem queixas,
Acalma as dores
E ao olhar para os céus,
Confunde-se com as estrelas,
Pois brilhará sempre,
Mesmo que não queira.
É o anjo da entrega
Da coragem, amor e perdão.
É a mãe-mulher embalando o mundo
Nos braços da esperança e doação.
Eva L. C. da Silva
Parabéns a todas as mães!
Elas encantam o mundo com valores especiais.
Na terra são leoas e no céu estrelas guia.
O eco da palavra mãe atravessa o infinito − o choro se torna em sorriso, não existe “o depois” o seu amor se faz presente e rompe o repouso para carregar o fardo que às vezes, é mais pesado do que ela possa carregar.
Entusiasta defende seu filho e honra seu nome: mãe-mulher.
Todos os dias são seus, todavia há um específico lembrado no segundo domingo de mês de maio. Salve dia 13 de maio de 2012."Dia das Mães".
Mãe Rosa, saudades de você,lembro dos seus beijos,abraços e conselhos que me fizeram eu caminhar a minha trilha e ser quem eu hoje sou.
Te amarei sempre!
Ivone Daura
Eu tive o privilégio de ler esta linda poesia, cheia de amor e emoções, valores notáveis da doação da mulher o anjo que perpetua a família.
Mãe Mulher
Nos grandes centros ou periferias do mundo,
Num lar humilde, numa favela,
Ou numa suntuosa mansão
Há sempre uma personagem humana
Responsável pela autoria da vida
E com a incomensurável
Grandeza de coração.
É a mãe- mulher, artista do amor.
Maior colaboradora da criação
Faz sua vida ser outra vida,
Esquece-se de si, apesar de heroína,
Age, às vezes com energia,
Mas quase sempre com resignação.
Mãe-mulher, orientadora o mundo,
Educadora dos homens,
Sem exceção
Gratuitamente dá a vida,
Sofre sem queixas,
Acalma as dores
E ao olhar para os céus,
Confunde-se com as estrelas,
Pois brilhará sempre,
Mesmo que não queira.
É o anjo da entrega
Da coragem, amor e perdão.
É a mãe-mulher embalando o mundo
Nos braços da esperança e doação.
Eva L. C. da Silva
Parabéns a todas as mães!
Elas encantam o mundo com valores especiais.
Na terra são leoas e no céu estrelas guia.
O eco da palavra mãe atravessa o infinito − o choro se torna em sorriso, não existe “o depois” o seu amor se faz presente e rompe o repouso para carregar o fardo que às vezes, é mais pesado do que ela possa carregar.
Entusiasta defende seu filho e honra seu nome: mãe-mulher.
Todos os dias são seus, todavia há um específico lembrado no segundo domingo de mês de maio. Salve dia 13 de maio de 2012."Dia das Mães".
Mãe Rosa, saudades de você,lembro dos seus beijos,abraços e conselhos que me fizeram eu caminhar a minha trilha e ser quem eu hoje sou.
Te amarei sempre!
Ivone Daura
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Município de Painel
Município de Painel
A professora aposentada Maria Júlia Souza de Liz, é sócia da ALE- Associação Lageana de Escritores,lançou no mês de março de 2011 na cidade de Lages o livro: “ Resgatando nossa Identidade no Município de Painel”.
Este livro, somente foi possível por meio de pesquisar feitas com antigos moradores, relatos de hábitos e costumes, depoimentos de tropeiros, benzedeiras, parteiras e várias biografias que trouxeram à tona conhecimentos de extremo valor para os dias atuais aos leitores e estudantes.
O segundo volume está em fase de pesquisas, o qual será abordado as técnicas de trabalhos, projetos desenvolvidos pelos moradores do interior como também pesquisas com candidatos desde 1996.
O primeiro livro se encontra à venda na residência da autora em Painel ou pelo fone
(49) 32 35 0004, também junto à sala do escritor na Biblioteca Munipal de Lages, todas as terças-feiras no horário das 14h20 às 17h00.
As Taperas
Na solidão, entre ruínas, despertam lembranças dos anos passados,momentos de ilusão, de ouvir a alegria das crianças.
O vadiar dos pássaros nas lindas manhãs.
O barulho da água que descia escoando nos cochos de madeira.
Tudo reflete a luta da família que lá residia.
O colorido dos jardins.
Árvores frondosas com variedade de frutas.
Lavouras verdejantes.
O assobio dos carros de boi na colheita do milho.
Hoje, com seus restos de taipa, ainda existe o esplendor nos frutos e flores e, no recanto dos pássaros que gorjeiam uma canção de saudades.
Adquira o seu livro também. Boa leitura!
Presidente da ALB de Lages- Academia de Letras do Brasil
Ivone Daura da Silva
A professora aposentada Maria Júlia Souza de Liz, é sócia da ALE- Associação Lageana de Escritores,lançou no mês de março de 2011 na cidade de Lages o livro: “ Resgatando nossa Identidade no Município de Painel”.
Este livro, somente foi possível por meio de pesquisar feitas com antigos moradores, relatos de hábitos e costumes, depoimentos de tropeiros, benzedeiras, parteiras e várias biografias que trouxeram à tona conhecimentos de extremo valor para os dias atuais aos leitores e estudantes.
O segundo volume está em fase de pesquisas, o qual será abordado as técnicas de trabalhos, projetos desenvolvidos pelos moradores do interior como também pesquisas com candidatos desde 1996.
O primeiro livro se encontra à venda na residência da autora em Painel ou pelo fone
(49) 32 35 0004, também junto à sala do escritor na Biblioteca Munipal de Lages, todas as terças-feiras no horário das 14h20 às 17h00.
As Taperas
Na solidão, entre ruínas, despertam lembranças dos anos passados,momentos de ilusão, de ouvir a alegria das crianças.
O vadiar dos pássaros nas lindas manhãs.
O barulho da água que descia escoando nos cochos de madeira.
Tudo reflete a luta da família que lá residia.
O colorido dos jardins.
Árvores frondosas com variedade de frutas.
Lavouras verdejantes.
O assobio dos carros de boi na colheita do milho.
Hoje, com seus restos de taipa, ainda existe o esplendor nos frutos e flores e, no recanto dos pássaros que gorjeiam uma canção de saudades.
Adquira o seu livro também. Boa leitura!
Presidente da ALB de Lages- Academia de Letras do Brasil
Ivone Daura da Silva
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Dia Nacional do Livro Infantil
Dia Nacional do Livro Infantil
No dia 18 de abril comemoramos o dia de Monteiro Lobato e/ou dia do Livro Infantil.
José Bento Monteiro Lobato foi um grande escritor ele escreveu muitos livros para crianças e adultos.
Lembrando: Narizinho Arrebitado
Tia Nastácia e a Vovó
A Emília tão sapeca
O marquês do Rabicó
O Pedrinho e Sabugosa
Que quase virou farelo
Vivem todos lá no sítio
Do Picapau amarelo.
(Erdna Perugine)
O livro Infantil é um dos maiores colaboradores para o desenvolvimento da criança a se comunicar com o mundo até então desconhecido. Conhecer fábulas e contos infantis que vários escritores criaram no contexto da fantasia.(bichos falantes, bonecas de pano,fadas e magos...)
Navegar nessa dimensão enriquece o vocabulário do pequeno leitor, pois viajará no universo das letras e desencadeará sonhos e vocações de ser escritor, médico, cientista, professor,engenheiro,advogado... Enfim a criança que gosta de ler renasce para um esplendoroso futuro.
Incentive seu filho a ler essa ação pode fazer a diferença.
Ivone Daura da Silva
No dia 18 de abril comemoramos o dia de Monteiro Lobato e/ou dia do Livro Infantil.
José Bento Monteiro Lobato foi um grande escritor ele escreveu muitos livros para crianças e adultos.
Lembrando: Narizinho Arrebitado
Tia Nastácia e a Vovó
A Emília tão sapeca
O marquês do Rabicó
O Pedrinho e Sabugosa
Que quase virou farelo
Vivem todos lá no sítio
Do Picapau amarelo.
(Erdna Perugine)
O livro Infantil é um dos maiores colaboradores para o desenvolvimento da criança a se comunicar com o mundo até então desconhecido. Conhecer fábulas e contos infantis que vários escritores criaram no contexto da fantasia.(bichos falantes, bonecas de pano,fadas e magos...)
Navegar nessa dimensão enriquece o vocabulário do pequeno leitor, pois viajará no universo das letras e desencadeará sonhos e vocações de ser escritor, médico, cientista, professor,engenheiro,advogado... Enfim a criança que gosta de ler renasce para um esplendoroso futuro.
Incentive seu filho a ler essa ação pode fazer a diferença.
Ivone Daura da Silva
quinta-feira, 29 de março de 2012
Feliz Páscoa
Páscoa
Cristo ressuscitou é tempo de alegria e de celebrar seu renascimento.
Jesus Salvador é que nos protege, “ainda que nos andemos orvalhos tenebrosos.”
Seu poder faz fluir o mundo e de tudo o que nele existe.Crer em Deus é certeza de vida serena.
Viver o céu na terra é submergir num mundo de mansidão claro como nuvens de algodão e emergir em mananciais dos anjos.
Comemorar a Páscoa não é apenas deixar para trás o tempo de penitência, para fartar-se de balas, doces e chocolates, mas saciar-se com harmonia e arrimo.
A paz pode estar em minúsculos fagulho reluzente ao imenso pôr -do -sol vermelho, atingir a terra efeito remanescentes do poder de Deus.
Autora- Hilda Antunes de Cordova
A todos os amigos que passam por este Blogger, desejo uma Páscoa cheia de carinho e amor.
Que Jesus esteja vivo no coração de cada um de nós.
A fé atravessa a escuridão e vence qualquer obstáculos.Estar vivo é um presente de Deus.
Feliz Páscoa!
Presidente da ALB de Lages- Ivone Daura da Silva
Cristo ressuscitou é tempo de alegria e de celebrar seu renascimento.
Jesus Salvador é que nos protege, “ainda que nos andemos orvalhos tenebrosos.”
Seu poder faz fluir o mundo e de tudo o que nele existe.Crer em Deus é certeza de vida serena.
Viver o céu na terra é submergir num mundo de mansidão claro como nuvens de algodão e emergir em mananciais dos anjos.
Comemorar a Páscoa não é apenas deixar para trás o tempo de penitência, para fartar-se de balas, doces e chocolates, mas saciar-se com harmonia e arrimo.
A paz pode estar em minúsculos fagulho reluzente ao imenso pôr -do -sol vermelho, atingir a terra efeito remanescentes do poder de Deus.
Autora- Hilda Antunes de Cordova
A todos os amigos que passam por este Blogger, desejo uma Páscoa cheia de carinho e amor.
Que Jesus esteja vivo no coração de cada um de nós.
A fé atravessa a escuridão e vence qualquer obstáculos.Estar vivo é um presente de Deus.
Feliz Páscoa!
Presidente da ALB de Lages- Ivone Daura da Silva
segunda-feira, 19 de março de 2012
Sindrome de Down
21 de março
Autora:Ivanilda Godinho
Existem diferentes crianças.
Cada uma é especial,
Nenhuma parece com ninguém.
Cada uma é única
E mostra o valor que tem.
Navegam em sonhos
Cantam, correm e dançam
Dentro do seu espaço.
Duda é o meu céu encantado
Sonha em ter um circo e, em brincar de palhaço.
Ele foi um presente de Deus
Encheu de alegria o nosso universo,
Repleto de ideias e encantos mil
Pensa em gravar um CD,
E cantar no programa: Raul Gil.
É um exemplo de vida.
Muito desejo já realizou.
É o atleta da família,
Recebeu medalhas pelos seus méritos
E vibrou com amor neste mundo que o aceitou.
Linda homenagem pela Rede Globo.
Parabéns, ao programa da Xuxa que foi o ar no sábado dia 17 de março de 2012.
Foram diversas apresentações de criança com Down.
Observei jovens que estão estudando, trabalhando, namorando ,cantando,dançando enfim levam uma vida normal. Porque foram crianças que nasceram em um lar de amor e foram recebidas com carinho.
Fiquei encantada com o filho Téo de 1 ano e meio do cantor Marco Túlio e Ângela Lara.
Eles deixaram a mensagem que, se a vida lhe der “ um limão faça dele uma limonada mais doce”.
Téo é o personagem principal do lar e da família.
Aqui vai meu carinho a todos os portadores de down.
Mãe, nunca esqueça que eles podem serem mais lentos na aprendizagem, porém nunca desista de acreditar no talento de cada um.
Ivone Daura da Silva
.
Autora:Ivanilda Godinho
Existem diferentes crianças.
Cada uma é especial,
Nenhuma parece com ninguém.
Cada uma é única
E mostra o valor que tem.
Navegam em sonhos
Cantam, correm e dançam
Dentro do seu espaço.
Duda é o meu céu encantado
Sonha em ter um circo e, em brincar de palhaço.
Ele foi um presente de Deus
Encheu de alegria o nosso universo,
Repleto de ideias e encantos mil
Pensa em gravar um CD,
E cantar no programa: Raul Gil.
É um exemplo de vida.
Muito desejo já realizou.
É o atleta da família,
Recebeu medalhas pelos seus méritos
E vibrou com amor neste mundo que o aceitou.
Linda homenagem pela Rede Globo.
Parabéns, ao programa da Xuxa que foi o ar no sábado dia 17 de março de 2012.
Foram diversas apresentações de criança com Down.
Observei jovens que estão estudando, trabalhando, namorando ,cantando,dançando enfim levam uma vida normal. Porque foram crianças que nasceram em um lar de amor e foram recebidas com carinho.
Fiquei encantada com o filho Téo de 1 ano e meio do cantor Marco Túlio e Ângela Lara.
Eles deixaram a mensagem que, se a vida lhe der “ um limão faça dele uma limonada mais doce”.
Téo é o personagem principal do lar e da família.
Aqui vai meu carinho a todos os portadores de down.
Mãe, nunca esqueça que eles podem serem mais lentos na aprendizagem, porém nunca desista de acreditar no talento de cada um.
Ivone Daura da Silva
.
quarta-feira, 14 de março de 2012
Dia Nacional da Poesia
Salve a Poesia
A poesia ganhou um dia especial, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro: Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
A poesia é escrita em diversos instantes da vida. Ela surge espontaneamente em nossos pensamentos e formam versos que visam buscar palavras que acessam o nosso universo, fazendo desabrochar vínculos com a natureza, com a brisa, a vida, o amor, a amizade,a família, a chuva, a terra, as cores, as estrelas, as flores ... todos considerados condutores dos relatos sentimentais .A poesia é a arte da linguagem humana falando com o coração.
Ivone Daura da Silva
Presidente da ALB de Lages e sócia da ALE
A poesia ganhou um dia especial, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro: Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
A poesia é escrita em diversos instantes da vida. Ela surge espontaneamente em nossos pensamentos e formam versos que visam buscar palavras que acessam o nosso universo, fazendo desabrochar vínculos com a natureza, com a brisa, a vida, o amor, a amizade,a família, a chuva, a terra, as cores, as estrelas, as flores ... todos considerados condutores dos relatos sentimentais .A poesia é a arte da linguagem humana falando com o coração.
Ivone Daura da Silva
Presidente da ALB de Lages e sócia da ALE
segunda-feira, 5 de março de 2012
Dia Internacional da Mulher
Homenagem à mulher
Mulher Professora, Médica, Atriz, Escritora, Presidente, Cantora... Por todos os seus méritos conquistados na virada do século XX, comemora-se no dia 08 de março: O Dia Internacional da Mulher. Esta data comemorativa para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pelo brado da independência.
A você mulher que hoje se destaca na história por razões distintas merece ser lembrada com amor e carinho nesse dia que é somente seu−Parabéns
Ivone Daura da Silva, sócia da ALE-Associação Lageana de Escritores,
Presidente da ALB de Lages- Academia de Letras do Brasil.
Mulher Professora, Médica, Atriz, Escritora, Presidente, Cantora... Por todos os seus méritos conquistados na virada do século XX, comemora-se no dia 08 de março: O Dia Internacional da Mulher. Esta data comemorativa para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pelo brado da independência.
A você mulher que hoje se destaca na história por razões distintas merece ser lembrada com amor e carinho nesse dia que é somente seu−Parabéns
Ivone Daura da Silva, sócia da ALE-Associação Lageana de Escritores,
Presidente da ALB de Lages- Academia de Letras do Brasil.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Cachecol
Cachecol
É Natal...!
A árvore enfeita a sala,
Espatifa no chão o lustre.
O cego escreve no cachecol.
Formosa lua coça a cabeça,
Estrelas salpicam no céu.
O médico palmilha em pensamentos
E a boneca de pano chora...
Sinos repicam na catedral
Linda canção vem do infinito.
O gato se enrola no fio do carretel,
A coruja escuta o silêncio do barulho.
Papai Noel descansa no degrau da escada.
Atrás da cortina, suspiros...
O presépio é um caixão de madeira,
A criança dorme em pétalas de rosa.
Cientista rouba o cachecol,
Lágrimas borram seus olhos,
Ouço o gemido do ancião
Enquanto a chave requebra na fechadura.
Amigos rezam a Ave Maria,
O relógio para os ponteiros.
O cachecol cobre o presépio.
A voz embargada pela dor
– Soletra: saudade eterna.
Antologia- CONTO&POESIA-P.21.Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis (50 anos de Sinergia)
Autora- Ivone Daura da Silva
Presidente da ALB de Lages-Academia de Letras do Brasil.
É Natal...!
A árvore enfeita a sala,
Espatifa no chão o lustre.
O cego escreve no cachecol.
Formosa lua coça a cabeça,
Estrelas salpicam no céu.
O médico palmilha em pensamentos
E a boneca de pano chora...
Sinos repicam na catedral
Linda canção vem do infinito.
O gato se enrola no fio do carretel,
A coruja escuta o silêncio do barulho.
Papai Noel descansa no degrau da escada.
Atrás da cortina, suspiros...
O presépio é um caixão de madeira,
A criança dorme em pétalas de rosa.
Cientista rouba o cachecol,
Lágrimas borram seus olhos,
Ouço o gemido do ancião
Enquanto a chave requebra na fechadura.
Amigos rezam a Ave Maria,
O relógio para os ponteiros.
O cachecol cobre o presépio.
A voz embargada pela dor
– Soletra: saudade eterna.
Antologia- CONTO&POESIA-P.21.Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis (50 anos de Sinergia)
Autora- Ivone Daura da Silva
Presidente da ALB de Lages-Academia de Letras do Brasil.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Rosto de mulher
Rosto de mulher - menina
Flores ornamentavam a árvore
Os flashes das fotos refletiam junto o sol
O sorriso da menina enfeitava a ramada
O velho espiava erguendo a aba do chapéu
A coruja pousou no poste e silenciou.
O cachorro correu para abocanhar a boneca
O gato aproveitou para dormir na cama da vizinha
O passarinho carregou o pão no bico
Os filhotes conversavam em seu ninho.
As ondas do mar misturaram o azul com o verde
Jovens bebiam e jogavam pingue-pongue
As garotas deitaram nas dunas
O motorista ficou embaixo do guarda-sol.
De repente o sol se escondeu
Entre as nuvens escuras trovões amedrontaram
Faíscas pareciam dividir a terra
Todos correram de um lado para o outro
A menina sapeca abrigou-se na varanda.
O sol desconfiado retornou de mansinho
Aos poucos a calma reinava na praia
O mar parecia ser espuma de sabão
Na beleza esplendorosa espelhava um rosto de mulher
Que carregava um fardo de lembranças
E desabafou com o mar.
Arroio do Silva/ SC - 11-02-2012
Autora:Ivone Daura da Silva (Presidente da ALB de Lages)
Flores ornamentavam a árvore
Os flashes das fotos refletiam junto o sol
O sorriso da menina enfeitava a ramada
O velho espiava erguendo a aba do chapéu
A coruja pousou no poste e silenciou.
O cachorro correu para abocanhar a boneca
O gato aproveitou para dormir na cama da vizinha
O passarinho carregou o pão no bico
Os filhotes conversavam em seu ninho.
As ondas do mar misturaram o azul com o verde
Jovens bebiam e jogavam pingue-pongue
As garotas deitaram nas dunas
O motorista ficou embaixo do guarda-sol.
De repente o sol se escondeu
Entre as nuvens escuras trovões amedrontaram
Faíscas pareciam dividir a terra
Todos correram de um lado para o outro
A menina sapeca abrigou-se na varanda.
O sol desconfiado retornou de mansinho
Aos poucos a calma reinava na praia
O mar parecia ser espuma de sabão
Na beleza esplendorosa espelhava um rosto de mulher
Que carregava um fardo de lembranças
E desabafou com o mar.
Arroio do Silva/ SC - 11-02-2012
Autora:Ivone Daura da Silva (Presidente da ALB de Lages)
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Uma Estrela
MOMENTOS
Na vida sempre existem formas
Que se juntam para detalhar uma existência
Assim foi minha caminhada
Após construir uma estrela
Eu, o amor e três filhos!
Foi nessa estrela que eu aprendi a brilhar
Muitos sonhos foram construídos
Mas, um dia um vértice dessa estrela teve um sonho maior...
Afastou-se e foi em busca de outros brilhos
Todavia ainda existia nessa estrela
Quatro vértices a brilhar
Até que em outra alvorada, outro vértice tomou sua decisão!
E foi em busca de outro refletor
Queria também aprender a brilhar...
Assim continuava a estrela, agora já se achando uma mutilada.
Mas continuava a sonhar e a trazer o sorriso singelo...
Muitas vezes até suspirando, por ver parte de sua conjuntura;
Rompida pelo tempo em um mundo tão deslumbrante
Mas trazia sonhos em seus três vértices
No brilho constante de cada amanhecer!
Sentia firmeza em buscar conquistas iluminadas
Trazendo para cada vértices o sorriso encantador
Mas, um dia o terceiro vértice daquela estrela
Ficou triste e na sua tristeza adoeceu
O brilho ficou opaco...
A estrela desfigurada saiu em busca de um brilho maior.
Na verdade nada encontrou, somente a dor prevalecia!
Levando a si própria o semblante triste da derrota
E assim mais um vértice cheio de ilusão daquela estrela rompeu-se,
Fechou olhos, deu adeus ao seu brilho e partiu.
Essa não pode escolher, o brilho de conquistar;
Deixou a estrela com dois vértices
Em dois ângulos sem nada poder formar!
Deixando a estrela invadida de saudades
Por ver seu brilho apagar...
Dos três vértices que partiram, um nunca voltará.
Em um pedaço de estrela
A felicidade jamais voltará a brilhar.
Poesia retirada do livro "Momentos"
Presidente da ALB de Lages, Ivone Daura da Silva
Na vida sempre existem formas
Que se juntam para detalhar uma existência
Assim foi minha caminhada
Após construir uma estrela
Eu, o amor e três filhos!
Foi nessa estrela que eu aprendi a brilhar
Muitos sonhos foram construídos
Mas, um dia um vértice dessa estrela teve um sonho maior...
Afastou-se e foi em busca de outros brilhos
Todavia ainda existia nessa estrela
Quatro vértices a brilhar
Até que em outra alvorada, outro vértice tomou sua decisão!
E foi em busca de outro refletor
Queria também aprender a brilhar...
Assim continuava a estrela, agora já se achando uma mutilada.
Mas continuava a sonhar e a trazer o sorriso singelo...
Muitas vezes até suspirando, por ver parte de sua conjuntura;
Rompida pelo tempo em um mundo tão deslumbrante
Mas trazia sonhos em seus três vértices
No brilho constante de cada amanhecer!
Sentia firmeza em buscar conquistas iluminadas
Trazendo para cada vértices o sorriso encantador
Mas, um dia o terceiro vértice daquela estrela
Ficou triste e na sua tristeza adoeceu
O brilho ficou opaco...
A estrela desfigurada saiu em busca de um brilho maior.
Na verdade nada encontrou, somente a dor prevalecia!
Levando a si própria o semblante triste da derrota
E assim mais um vértice cheio de ilusão daquela estrela rompeu-se,
Fechou olhos, deu adeus ao seu brilho e partiu.
Essa não pode escolher, o brilho de conquistar;
Deixou a estrela com dois vértices
Em dois ângulos sem nada poder formar!
Deixando a estrela invadida de saudades
Por ver seu brilho apagar...
Dos três vértices que partiram, um nunca voltará.
Em um pedaço de estrela
A felicidade jamais voltará a brilhar.
Poesia retirada do livro "Momentos"
Presidente da ALB de Lages, Ivone Daura da Silva
Assinar:
Postagens (Atom)











