Homens, onde estão?
Sempre fui uma pessoa curiosa, gosto de fazer visitas em asilos, hospitais, colégios, orfanato...
Neste ano, fiz várias visitas aos encontros de idosos. Pude constatar o esforço de toda equipe que trabalham em prol aos idosos.Palestras,jogos, brincadeiras, trabalhos artesanal,ginásticas, viagens... fazem a diferença na vida dos associados .
Averiguei a falta masculina. Ou será que não temos mais homens na terceira idade?Por onde andam esses sexagenários que após a aposentadoria, não sabem que caminho seguir? Vocês homens devem buscar o lado aprazível da vida − ficar lembrando de “água passadas”,não resolve o hoje.
Estive visitando a Feira do Idoso Empreendedor. Compareceram grupos de pessoas das cidades de Tubarão e Laguna, SC, na pousada do SESC-Lages. Novamente percebi a minoria de homens, no Curso de Computação.
Homens, aprender não ocupa lugar. Conheço várias mulheres de setenta anos que abrem seu computador para jogar, abrem e-mail e conversam com seus filhos e netos pelo MSN.Aprenderam que a tecnologia faz parte da nossa vida .
Preocupo-me com o sexo masculino que se fecham para a vida, e por que não admirar e amar tudo o que existe em nosso universo!? A intrigante solidão das pessoas acabam sendo revertidas para o infarto,câncer ,morte súbita ...
O lugar que mais encontrei homens da terceira idade foi em hospitais. Amigo! Devemos abrir a janelamundo e ver o encanto que a vida oferece. Não existe idade para ninguém, você pode ter 25 anos e ter a cabeça de 60 anos. Igualmente ter 60 anos e cabeça de 25 anos, tudo depende de você.
“ A experiência é o melhor talento”.
Grupos de terceira idade fazem a diferença na vida de pensionistas e aposentados. Parabéns as mulheres da melhor idade que compreenderam que não devemos cruzar os braços diante as travessias da vida.
Aqui vai meu convite para os homens participarem de eventos e grupos da terceira idade. Dancem, brinquem viva o hoje −amanhã poderá ser tarde.
Ivone Daura
terça-feira, 29 de novembro de 2011
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Troféu Memória Lages
Méritos em 15/11/11
“A verdade de cada um se esconde através de seus atos”.
Todo trabalho valoriza o ser humano, desejamos ser reconhecidos pelos nossos talentos, somente assim, acende a chama viva dentro daquele que busca reconhecimento pelo que sabe fazer.
Celso Aurélio homenageou 32 pessoas. Sorridente levou a palavra amiga, na entrega dos troféus. Esse evento existe há muito anos. Com gentileza e compreensão ele busca pessoas que visam em fazer o melhor em prol a Sociedade Lageana .
Igual a uma águia, que precisa de renovação. A águia arranca o bico, as unhas, as penas que a impede do voo.E na forte tempestade voa acima dela,caçadora,guerreira e corajosa voa para o ataque.
Celso, você é uma águia que voa em busca de pessoas que precisam sair do anonimato – danças, jogos, ginásticas, literaturas,etc.
A homenagem da ênfase aquele que busca o triunfo do dia-a-dia.
Fiquei feliz pelas companheiras literárias serem homenageadas:
Maria Waltair Carvalho - Livro “ ENFIM”
Eva Lourdes C. Da Silva - Livro “REOLHARES DO TEMPO”
Hilda Antunes Córdova- Livro “A ARTE DE VIVER”, escritoras Catarinenses estão a frente da ALE- Associação Lageana de Escritores
Mérito também para a vereadora Sra Aida Hoffer.
Registro a presença do Sr. Névio Santana Fernandes e esposa.Ele Presidente da ALE, atencioso supera os obstáculos e vence com otimismo fazendo “jus” ao seu cargo.Parabéns!
E neste contexto a Prof. Waltair fez a grande homenagem aquele que vem por longos anos lutando para homenagear aqueles que são indicados por seus amigos, jamais lembrando –se do seu grande privilégio social .Para o nosso querido amigo Celso:Troféu Memória Lages, por todo o seu talento. Nossa águia ( a ave de maior longevidade,podendo chegar a mais de setenta anos, com a visão quase o dobro do ser humano.A membrana nictante,é o única que pode olhar diretamente para o sol).
Como você tem olhado aos longos dos anos para os talentos da nossa querida Lages.
Parabéns da ALB−Lages
Presidente da Academia de Letras do Brasil
− Ivone Daura da Silva.
“A verdade de cada um se esconde através de seus atos”.
Todo trabalho valoriza o ser humano, desejamos ser reconhecidos pelos nossos talentos, somente assim, acende a chama viva dentro daquele que busca reconhecimento pelo que sabe fazer.
Celso Aurélio homenageou 32 pessoas. Sorridente levou a palavra amiga, na entrega dos troféus. Esse evento existe há muito anos. Com gentileza e compreensão ele busca pessoas que visam em fazer o melhor em prol a Sociedade Lageana .
Igual a uma águia, que precisa de renovação. A águia arranca o bico, as unhas, as penas que a impede do voo.E na forte tempestade voa acima dela,caçadora,guerreira e corajosa voa para o ataque.
Celso, você é uma águia que voa em busca de pessoas que precisam sair do anonimato – danças, jogos, ginásticas, literaturas,etc.
A homenagem da ênfase aquele que busca o triunfo do dia-a-dia.
Fiquei feliz pelas companheiras literárias serem homenageadas:
Maria Waltair Carvalho - Livro “ ENFIM”
Eva Lourdes C. Da Silva - Livro “REOLHARES DO TEMPO”
Hilda Antunes Córdova- Livro “A ARTE DE VIVER”, escritoras Catarinenses estão a frente da ALE- Associação Lageana de Escritores
Mérito também para a vereadora Sra Aida Hoffer.
Registro a presença do Sr. Névio Santana Fernandes e esposa.Ele Presidente da ALE, atencioso supera os obstáculos e vence com otimismo fazendo “jus” ao seu cargo.Parabéns!
E neste contexto a Prof. Waltair fez a grande homenagem aquele que vem por longos anos lutando para homenagear aqueles que são indicados por seus amigos, jamais lembrando –se do seu grande privilégio social .Para o nosso querido amigo Celso:Troféu Memória Lages, por todo o seu talento. Nossa águia ( a ave de maior longevidade,podendo chegar a mais de setenta anos, com a visão quase o dobro do ser humano.A membrana nictante,é o única que pode olhar diretamente para o sol).
Como você tem olhado aos longos dos anos para os talentos da nossa querida Lages.
Parabéns da ALB−Lages
Presidente da Academia de Letras do Brasil
− Ivone Daura da Silva.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
SARAU DA ALE
Estilo Próprio
Dia 11 de novembro de 2011, na cidade de Lages-SC, junto a Livraria Serrana - Centro às 18h30, aconteceu o Sarau da ALE- Associação Lageana de Escritores.
Fui convidada a participar. No entanto tive um dia “daqueles”. Precisei encontrar triunfo para os inesperados acontecimentos. Liguei o rádio e ouvi uma bela canção. Abri a janela e pássaros sobrevoavam no ar com gorjeios suaves em perfeita animação.
Pensei, naquela beleza que eu desfrutava no momento e a natureza exibia de graça. Dilacerei a cortina do coração aflito e sorri pela conquista de poder transformar, obstáculos em orquestra da vida.
Hora do Sarau. Cheguei com alguns minutos de atraso. Já haviam apresentado a introdução. Quando cheguei falava a Prof. Salete Jasper e suas palavras fluíram em minha mente quando afirmou: “... tudo depende de você,não se deixe vencer”.Senti apaziguar meus pensamentos .
E os escritores se apresentaram em seu estilo próprio. A Escritora Catharina Maria Coser aos seus 81 anos não leu sua mensagem recitou-o como uma menina, enriquecendo momento literário.
Um exemplo de vida. Enfim pude perceber que encontrara o restante do elixir para abrandar o inesperado dia .
O Sarau teve o intuito de homenagear o escritor: Márcio Camargo Costa (in-memorian)
O cantor Eder Goulart ao som do seu violão arrancou aplausos da plateia, com suas lindas músicas tradicionalista.
Muitos agradecimentos,abraços e beijos deram ênfase ao final do evento.
Parabéns aos organizadores:
Maria Waltair Carvalho- Secretária.
Eva de Lourdes da Silva- Vice-presidente da ALE
Névio Santana Fernandes-Presidente da ALE, que tanto tem feito pela Cultura Lageana.
À todos participantes e organizadores - ofereço o poema “Sou”,que recitei no Sarau.
Sou
Sou a água
que na fonte não secou .
Sou a flor
que no galho não murchou.
Sou a esperança
que nasceu no coração ferido.
Sou o amor
que a barreira venceu.
Sou a força enérgica.
Sou o alento da vida,
Sobretudo sou mulher.
Autora: Ivone Daura da Silva
Dia 11 de novembro de 2011, na cidade de Lages-SC, junto a Livraria Serrana - Centro às 18h30, aconteceu o Sarau da ALE- Associação Lageana de Escritores.
Fui convidada a participar. No entanto tive um dia “daqueles”. Precisei encontrar triunfo para os inesperados acontecimentos. Liguei o rádio e ouvi uma bela canção. Abri a janela e pássaros sobrevoavam no ar com gorjeios suaves em perfeita animação.
Pensei, naquela beleza que eu desfrutava no momento e a natureza exibia de graça. Dilacerei a cortina do coração aflito e sorri pela conquista de poder transformar, obstáculos em orquestra da vida.
Hora do Sarau. Cheguei com alguns minutos de atraso. Já haviam apresentado a introdução. Quando cheguei falava a Prof. Salete Jasper e suas palavras fluíram em minha mente quando afirmou: “... tudo depende de você,não se deixe vencer”.Senti apaziguar meus pensamentos .
E os escritores se apresentaram em seu estilo próprio. A Escritora Catharina Maria Coser aos seus 81 anos não leu sua mensagem recitou-o como uma menina, enriquecendo momento literário.
Um exemplo de vida. Enfim pude perceber que encontrara o restante do elixir para abrandar o inesperado dia .
O Sarau teve o intuito de homenagear o escritor: Márcio Camargo Costa (in-memorian)
O cantor Eder Goulart ao som do seu violão arrancou aplausos da plateia, com suas lindas músicas tradicionalista.
Muitos agradecimentos,abraços e beijos deram ênfase ao final do evento.
Parabéns aos organizadores:
Maria Waltair Carvalho- Secretária.
Eva de Lourdes da Silva- Vice-presidente da ALE
Névio Santana Fernandes-Presidente da ALE, que tanto tem feito pela Cultura Lageana.
À todos participantes e organizadores - ofereço o poema “Sou”,que recitei no Sarau.
Sou
Sou a água
que na fonte não secou .
Sou a flor
que no galho não murchou.
Sou a esperança
que nasceu no coração ferido.
Sou o amor
que a barreira venceu.
Sou a força enérgica.
Sou o alento da vida,
Sobretudo sou mulher.
Autora: Ivone Daura da Silva
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Camas vazias
Leila quando saía de casa mexia com os corações dos meninos.Os bolsos de suas roupas ficavam cheios de bilhetinhos apaixonados.Ela sempre mostrou-se solidária com as pessoas que pediam-lhe ajuda.Seu sorriso contagiava a todos que a cercavam.Para ela não existia diferença entre o rico e o pobre, o branco e o negro, o feio e o bonito, o letrado e o analfabeto, o gordo e o magro...
Foi em uma Festa Natalina que ela conheceu o jovem Antônio.Apaixonou-se pelo moço estranho que havia chegado à cidade.E desse encontro nasceu o verdadeiro amor que a levou ao matrimonio.E dessa paixão nasceram três filhos:Gilberto,Márcio e Alexia.
O maior sonho de Leila foi estudar os filhos.Mesmo que ela tivesse um passado cheio de glória queria que seus filhos tivessem além... e chegassem aos bancos Universitários.
A vida não lhe deu muita escolha e ela teve que deixar as coisas que amava para ser boa mãe e esposa.
Seus cabelos castanhos claros agora já estavam prateados, e as primeiras rugas alquebravam no rosto de quem outrora tinha a pele suave que mais parecia ser de uma boneca.
Por mais que a vida mostrasse as avalanches de dificuldades ela vencia com otimismo. Nunca deixou de sonhar...Sempre ao lado do esposo Antônio encontrou o apoio que tanto precisava.
Trabalhou muito para ajudar o esposo e também para realizar o sonho que almejou na vasta jornada.
Sonho realizado.Dia de festa, seu filho primogênito Gilberto concluiu a faculdade.Quantas alegrias!
Mas o retorno ao lar, lágrimas brotaram nos olhos de Leila ela percebeu a primeira cama vazia.
O filho Marcio, também concluiu os estudos.Segundo sonho realizado.Leila, embora não quisesse demonstrar a dor da separação despediu de Márcio com um sorriso nos lábios, desejou-lhe sucesso nos dias vindouros.Quando entrou porta adentro de sua casa, viu a segunda cama vazia.Chorou sozinha sem que ninguém percebesse o vazio daquela casa sem o sorrisos e brincadeiras dos filhos.
O tempo passou rápido ela nem deu conta que agora restavam naquela casa três pessoas: ela, Aléxia e Antônio o companheiro de todas as horas, que sempre teve tempo disponível para fazer-lhe carinho e dizer: – “hoje você está linda...”
Agora nova batalha. Alexia entrava na faculdade, para estudar Ciência da Computação, prometeu nunca sair de juntos dos pais.Ela era a íris daquela casa.
E no segundo semestre dos estudos uma doença chegou com força e a fez romper a promessa feita aos pais, deixando o vazio da sua presença para Antônio e Leila, a morte levou a filha que eles tanto amavam.
Choraram por sonhos desmoronados. Leila chorou lastimou e disse: ––talvez se não tivesse a ideia fixa de estudar os filhos não estariam tão sozinhos.
Levaram muitos anos para acostumar na casa grande com camas vazias. Para deixar o ambiente alegre ,Leila, enfeitou as camas com alguns brinquedos que restaram.
Mas, Antônio nunca se conformou com as falcatruas da vida e deixou-se abater pelo infeliz destino de ter perdido a única filha, e novamente a doença chegou arrebatando mais sofrimento. E numa manhã de verão antes mesmo do sol nascer a véspera de natal, ele fechou os olhos para sempre.
E Leila adentrou em sua casa olhou para seu quarto e viu mais um espaço vazio.
Lembrou o que o marido havia lhe dito – por mais que o destino fosse difícil haveria retorno.Os filhos são o complemento do casamento.Para ela ainda restavam: Gilberto e Márcio.
Leila sentiu seu mundo desmoronar tudo que um dia sonhou – apenas sobrou um punhado de cinzas no coração abatido. Não parece mais à pessoa que esbanjou alegria.
Seus lábios trazem um sorriso triste e a certeza de uma perdedora.
E no seu romantismo ela gravou na mente que seu melhor amigo se chama: Sol.Com ele ao seu lado, nunca anda sozinha, porquê ele desenha sua imagem.
Desiludida às vezes conversa com a sombra e dança para vê-la bailar... Reclama com freqüência de um mundo contraditório.Ficou presa a uma grande dor.É difícil olhar para Leila e não dizer: – será que um dia ela foi feliz de verdade?
Talvez até respondesse – somente se não existisse a morte.
As folhas de seus álbuns são folheadas diariamente, para rever a menina de outrora e comparar com a mulher frustrada pelas amarras do destino.
Ela detesta a chuva, fica amargurada em cada pingo que escorre pelo telhado sente que junto dele escorre a saudade do passado.
Da bela menina chegou a uma grande mulher,e de uma grande mulher passou ser o símbolo da derrota.
Assim mesmo ela sempre alerta os amigos – os sonhos são construtivos e passiveis e não impossíveis.Ninguém vive sem sonhar...Ninguém pode fazer sua escolha, mas ser o escolhido.
Texto: Ivone Daura da Silva
Lages,outubro de 2008.
Foi em uma Festa Natalina que ela conheceu o jovem Antônio.Apaixonou-se pelo moço estranho que havia chegado à cidade.E desse encontro nasceu o verdadeiro amor que a levou ao matrimonio.E dessa paixão nasceram três filhos:Gilberto,Márcio e Alexia.
O maior sonho de Leila foi estudar os filhos.Mesmo que ela tivesse um passado cheio de glória queria que seus filhos tivessem além... e chegassem aos bancos Universitários.
A vida não lhe deu muita escolha e ela teve que deixar as coisas que amava para ser boa mãe e esposa.
Seus cabelos castanhos claros agora já estavam prateados, e as primeiras rugas alquebravam no rosto de quem outrora tinha a pele suave que mais parecia ser de uma boneca.
Por mais que a vida mostrasse as avalanches de dificuldades ela vencia com otimismo. Nunca deixou de sonhar...Sempre ao lado do esposo Antônio encontrou o apoio que tanto precisava.
Trabalhou muito para ajudar o esposo e também para realizar o sonho que almejou na vasta jornada.
Sonho realizado.Dia de festa, seu filho primogênito Gilberto concluiu a faculdade.Quantas alegrias!
Mas o retorno ao lar, lágrimas brotaram nos olhos de Leila ela percebeu a primeira cama vazia.
O filho Marcio, também concluiu os estudos.Segundo sonho realizado.Leila, embora não quisesse demonstrar a dor da separação despediu de Márcio com um sorriso nos lábios, desejou-lhe sucesso nos dias vindouros.Quando entrou porta adentro de sua casa, viu a segunda cama vazia.Chorou sozinha sem que ninguém percebesse o vazio daquela casa sem o sorrisos e brincadeiras dos filhos.
O tempo passou rápido ela nem deu conta que agora restavam naquela casa três pessoas: ela, Aléxia e Antônio o companheiro de todas as horas, que sempre teve tempo disponível para fazer-lhe carinho e dizer: – “hoje você está linda...”
Agora nova batalha. Alexia entrava na faculdade, para estudar Ciência da Computação, prometeu nunca sair de juntos dos pais.Ela era a íris daquela casa.
E no segundo semestre dos estudos uma doença chegou com força e a fez romper a promessa feita aos pais, deixando o vazio da sua presença para Antônio e Leila, a morte levou a filha que eles tanto amavam.
Choraram por sonhos desmoronados. Leila chorou lastimou e disse: ––talvez se não tivesse a ideia fixa de estudar os filhos não estariam tão sozinhos.
Levaram muitos anos para acostumar na casa grande com camas vazias. Para deixar o ambiente alegre ,Leila, enfeitou as camas com alguns brinquedos que restaram.
Mas, Antônio nunca se conformou com as falcatruas da vida e deixou-se abater pelo infeliz destino de ter perdido a única filha, e novamente a doença chegou arrebatando mais sofrimento. E numa manhã de verão antes mesmo do sol nascer a véspera de natal, ele fechou os olhos para sempre.
E Leila adentrou em sua casa olhou para seu quarto e viu mais um espaço vazio.
Lembrou o que o marido havia lhe dito – por mais que o destino fosse difícil haveria retorno.Os filhos são o complemento do casamento.Para ela ainda restavam: Gilberto e Márcio.
Leila sentiu seu mundo desmoronar tudo que um dia sonhou – apenas sobrou um punhado de cinzas no coração abatido. Não parece mais à pessoa que esbanjou alegria.
Seus lábios trazem um sorriso triste e a certeza de uma perdedora.
E no seu romantismo ela gravou na mente que seu melhor amigo se chama: Sol.Com ele ao seu lado, nunca anda sozinha, porquê ele desenha sua imagem.
Desiludida às vezes conversa com a sombra e dança para vê-la bailar... Reclama com freqüência de um mundo contraditório.Ficou presa a uma grande dor.É difícil olhar para Leila e não dizer: – será que um dia ela foi feliz de verdade?
Talvez até respondesse – somente se não existisse a morte.
As folhas de seus álbuns são folheadas diariamente, para rever a menina de outrora e comparar com a mulher frustrada pelas amarras do destino.
Ela detesta a chuva, fica amargurada em cada pingo que escorre pelo telhado sente que junto dele escorre a saudade do passado.
Da bela menina chegou a uma grande mulher,e de uma grande mulher passou ser o símbolo da derrota.
Assim mesmo ela sempre alerta os amigos – os sonhos são construtivos e passiveis e não impossíveis.Ninguém vive sem sonhar...Ninguém pode fazer sua escolha, mas ser o escolhido.
Texto: Ivone Daura da Silva
Lages,outubro de 2008.
terça-feira, 18 de outubro de 2011
OUTONO
Poesia
Hoje me vesti de outono
Deixei esquecidas as outras estações
Ouvi o gaguejar do vento
A lamúria das águas do rio que cruza a cidade
Cujas águas se espaçam
Abrem a mantilha sobre as pedras.
O bonde passa despreocupado
O padeiro sobe a ladeira
Os braços das árvores
Perderam as mãos
As flores choramingam
A beleza parece ranger
Folhas secas
O tempo amarelou
O ritmo suado deste dia.
Caderno de AUTORIA - SESC, Lages/SC
P.32, Ivone Daura
Hoje me vesti de outono
Deixei esquecidas as outras estações
Ouvi o gaguejar do vento
A lamúria das águas do rio que cruza a cidade
Cujas águas se espaçam
Abrem a mantilha sobre as pedras.
O bonde passa despreocupado
O padeiro sobe a ladeira
Os braços das árvores
Perderam as mãos
As flores choramingam
A beleza parece ranger
Folhas secas
O tempo amarelou
O ritmo suado deste dia.
Caderno de AUTORIA - SESC, Lages/SC
P.32, Ivone Daura
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
O Laço e o Abraço
Veja a beleza deste poema!
A amizade é um amor que nunca morre. (Mário Quintana)
O LAÇO E O ABRAÇO - Mário Quintana
Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.
É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.
É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece?
Vai escorregando...devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço. Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido. E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade. Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita. Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços. E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
Então o amor e a amizade são isso... Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!
Do grande Poeta - Mário Quintana.
A amizade é um amor que nunca morre. (Mário Quintana)
O LAÇO E O ABRAÇO - Mário Quintana
Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.
É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.
É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece?
Vai escorregando...devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço. Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido. E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade. Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita. Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços. E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
Então o amor e a amizade são isso... Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!
Do grande Poeta - Mário Quintana.
sábado, 17 de setembro de 2011
IV Bienal do Livro de Santa Catarina
IV Bienal do Livro de Santa Catarina
A principal cidade da Serra Catarinense, Lages com toda a sua beleza deslumbradas entre as coxilhas que formam as mais belas paisagens, o seu povo hospitaleiro na revoadas das Letras,no show da Literatura e no pouso das Palavras, convidam para a 4 ª Bienal do Livro de Santa Catarina,que acontecerá entre os dias 19 à 25 de setembro de 2011.Local CentroSerra.
A FCL- Fundação Cultural de Lages, ALE-Associação Lageana de Escritores,SESC- Serviço Empresarial de SC e Instituto José Paschoal Baggio, estarão junto ao evento enaltecendo o encontro com os livros.
Presidente da ALB/Lages- Academia de Letras do Brasil-Ivone Daura
A principal cidade da Serra Catarinense, Lages com toda a sua beleza deslumbradas entre as coxilhas que formam as mais belas paisagens, o seu povo hospitaleiro na revoadas das Letras,no show da Literatura e no pouso das Palavras, convidam para a 4 ª Bienal do Livro de Santa Catarina,que acontecerá entre os dias 19 à 25 de setembro de 2011.Local CentroSerra.
A FCL- Fundação Cultural de Lages, ALE-Associação Lageana de Escritores,SESC- Serviço Empresarial de SC e Instituto José Paschoal Baggio, estarão junto ao evento enaltecendo o encontro com os livros.
Presidente da ALB/Lages- Academia de Letras do Brasil-Ivone Daura
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Instituto José Paschoal Baggio
Ser Escritor
O Instituto José Paschoal Baggio por meio do Programa Lendo e Relendo realizou o encontro de professores,alunos e escritores às 9h00 do dia 13/09/11 em Lages,SC.
A abertura deu-se com a Professora e Gerente Executiva Edite Moraes, que enfatizou sobre a 4ª Bienal do Livro de Santa Catarina.
A Escritora e Vice -presidente da ALE-Associação Lageana de Escritores Eva da Silva, ressaltou a importância da parceria que enriquece o trabalho em sala de aula,com enfoques da escrita e da leitura no cotidiano.
A Escritora Salete Bueno, fez o convite para visitarem o Stand da ALE, e a participação dos eventos previstos junto a Bienal.
Ivone Daura, Presidente da ALB- Academia de Letras do Brasil─ municipal e sócia da ALE,palestrou sobre a temática: “Ser Escritor-Vida e Obra” aos alunos do Ensino Fundamental de 6º ao 7º ano, visando a importância de um escritor frequentar Cursos e Oficinas Literárias, ser um eterno amante das letras.
Momentos que levaram os alunos à valorização da escrita do aprender e reaprender.
Os alunos junto a Bienal,participarão de atividades relacionadas com perguntas sobre os livros e biografias de cinco escritores lageanos:
-Paulo Derengoski,
-Silda Thereza Carbonera,
-Salete Aparecida Bueno,
-Marilda Wolff
- Ivone Daura da Silva.
Ciente do sucesso, junto minhas mãos, para aplaudi-los.Parabéns!
Ivone Daura
O Instituto José Paschoal Baggio por meio do Programa Lendo e Relendo realizou o encontro de professores,alunos e escritores às 9h00 do dia 13/09/11 em Lages,SC.
A abertura deu-se com a Professora e Gerente Executiva Edite Moraes, que enfatizou sobre a 4ª Bienal do Livro de Santa Catarina.
A Escritora e Vice -presidente da ALE-Associação Lageana de Escritores Eva da Silva, ressaltou a importância da parceria que enriquece o trabalho em sala de aula,com enfoques da escrita e da leitura no cotidiano.
A Escritora Salete Bueno, fez o convite para visitarem o Stand da ALE, e a participação dos eventos previstos junto a Bienal.
Ivone Daura, Presidente da ALB- Academia de Letras do Brasil─ municipal e sócia da ALE,palestrou sobre a temática: “Ser Escritor-Vida e Obra” aos alunos do Ensino Fundamental de 6º ao 7º ano, visando a importância de um escritor frequentar Cursos e Oficinas Literárias, ser um eterno amante das letras.
Momentos que levaram os alunos à valorização da escrita do aprender e reaprender.
Os alunos junto a Bienal,participarão de atividades relacionadas com perguntas sobre os livros e biografias de cinco escritores lageanos:
-Paulo Derengoski,
-Silda Thereza Carbonera,
-Salete Aparecida Bueno,
-Marilda Wolff
- Ivone Daura da Silva.
Ciente do sucesso, junto minhas mãos, para aplaudi-los.Parabéns!
Ivone Daura
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Alfredo Wagner
III Encontro Catarinense de Escritores
Alfredo Wagner
Passeios, palestras,apresentações artísticas e danças estiveram presentes no III Encontro de Escritores em Alfredo Wagner.
Parabenizo
a todos os organizadores pela recepção e habilidade junto ao contexto da cultura.
Quero destacar o Presidente da Academia de Letras Brasil – Dr. Mário Carabajal Lopes pela valorização aos escritores. Fazendo parte da comissão da mesa enalteceu ainda mais o momento literário.
Mauro Demarchi pela programação em Sessão Solene que, esteve a frente da entrega da diplomação para iniciativas e ações que visem o desenvolvimento humano no Município e no Estado.
Eng. Altair Wagner que mantém o Museu Arqueológico da Lomba Alta e membro fundador e vice-presidente da Academia de Letras do Brasil /SC, com enfoques riquíssimo da palestra:A História do Município.
A Presidente da ALB/SC (municipal) Bertolina Maffei e a Secretária da Educação: Abertina M. Rover,que não se intimidaram diante as dificuldades.Ativas contribuíram para enriquecimentos de valores.
Os esforços de todos fizeram plantar uma semente literária que crescerá frutos e novas sementes cresceram na mente daqueles que buscam novos sonhos na escrita.E acreditam no ofício das letras com o papel importante no avanço da cultura o galgar para um futuro junto ao mundo das letras.
A ALE-Associação Lageana de Escritores estiveram presentes e construíram um castelo do saber.Muitas ideias guardadas em uma síntese de palestras, debates,confraternizações nas veredas de novos conhecimentos que advertem por mais, que a tecnologia moderna esteja presente; a mente humano supera com o cérebro.
Eu, Presidente da ALB de Lages –Academia de Letras do Brasil,estive junto a tamanho desafio, raiando novos horizontes , meta desse encontro.
Na certeza do “IV Encontro” aguardarei...
Obrigada!!!
Ivone Daura
Alfredo Wagner
Passeios, palestras,apresentações artísticas e danças estiveram presentes no III Encontro de Escritores em Alfredo Wagner.
Parabenizo
a todos os organizadores pela recepção e habilidade junto ao contexto da cultura.
Quero destacar o Presidente da Academia de Letras Brasil – Dr. Mário Carabajal Lopes pela valorização aos escritores. Fazendo parte da comissão da mesa enalteceu ainda mais o momento literário.
Mauro Demarchi pela programação em Sessão Solene que, esteve a frente da entrega da diplomação para iniciativas e ações que visem o desenvolvimento humano no Município e no Estado.
Eng. Altair Wagner que mantém o Museu Arqueológico da Lomba Alta e membro fundador e vice-presidente da Academia de Letras do Brasil /SC, com enfoques riquíssimo da palestra:A História do Município.
A Presidente da ALB/SC (municipal) Bertolina Maffei e a Secretária da Educação: Abertina M. Rover,que não se intimidaram diante as dificuldades.Ativas contribuíram para enriquecimentos de valores.
Os esforços de todos fizeram plantar uma semente literária que crescerá frutos e novas sementes cresceram na mente daqueles que buscam novos sonhos na escrita.E acreditam no ofício das letras com o papel importante no avanço da cultura o galgar para um futuro junto ao mundo das letras.
A ALE-Associação Lageana de Escritores estiveram presentes e construíram um castelo do saber.Muitas ideias guardadas em uma síntese de palestras, debates,confraternizações nas veredas de novos conhecimentos que advertem por mais, que a tecnologia moderna esteja presente; a mente humano supera com o cérebro.
Eu, Presidente da ALB de Lages –Academia de Letras do Brasil,estive junto a tamanho desafio, raiando novos horizontes , meta desse encontro.
Na certeza do “IV Encontro” aguardarei...
Obrigada!!!
Ivone Daura
domingo, 28 de agosto de 2011
Poesia- Menina faceira
Na frente do Espelho
Menina faceira
Rebola a cintura
Remexe a cabeça
Na frente do espelho
Menina faceira
Esquece do mundo
Apaixona-se pela sua imagem
Na frente do espelho
Aprende a sorrir
Aprende amar
Descobre talentos
Na frente do espelho
Da terra ascende um raio
Do céu um trovão
O espelho é despedaçado
Menina faceira
Perde, o mundo encantado.
Autora- Ivone Daura -2010
Sandra minha nora e Bianca,minha neta faceira(...)
Menina faceira
Rebola a cintura
Remexe a cabeça
Na frente do espelho
Menina faceira
Esquece do mundo
Apaixona-se pela sua imagem
Na frente do espelho
Aprende a sorrir
Aprende amar
Descobre talentos
Na frente do espelho
Da terra ascende um raio
Do céu um trovão
O espelho é despedaçado
Menina faceira
Perde, o mundo encantado.
Autora- Ivone Daura -2010
Sandra minha nora e Bianca,minha neta faceira(...)
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Saudades de Araranguá
Saudades de Araranguá
Cidade de Araranguá
Minha esplendorosa terra natal
Cidade onde eu cresci.
Foi grande a felicidade
Dos anos que passei junto a ti.
Lembro das brincadeiras
Dos tempos de criança,
Pisando forte na areia
Para ver os meus pés afundar.
Com os braços abertos eu corria
Para sentir em meu corpo
A suave brisa tocar.
Belas são as tuas praias
Que, tanto brinquei e me banhei
Sentada junto a areia
Perfeitos castelos eu levantei.
Do rio que atravessa a cidade
Que saudade eu tenho!
Das águas límpidas correntes
E das minhas brincadeiras inocentes.
Hoje mesmo distante
As recordações são constantes
Dos meus tempos de criança
Da cidade das avenidas
Que fez a diferença.
Por toda a minha vida.
Autora: Ivone Daura
13/06/08
Meus pais- Nelson, Rosa e minha filha Alessandra(in-memorian)
Cidade de Araranguá
Minha esplendorosa terra natal
Cidade onde eu cresci.
Foi grande a felicidade
Dos anos que passei junto a ti.
Lembro das brincadeiras
Dos tempos de criança,
Pisando forte na areia
Para ver os meus pés afundar.
Com os braços abertos eu corria
Para sentir em meu corpo
A suave brisa tocar.
Belas são as tuas praias
Que, tanto brinquei e me banhei
Sentada junto a areia
Perfeitos castelos eu levantei.
Do rio que atravessa a cidade
Que saudade eu tenho!
Das águas límpidas correntes
E das minhas brincadeiras inocentes.
Hoje mesmo distante
As recordações são constantes
Dos meus tempos de criança
Da cidade das avenidas
Que fez a diferença.
Por toda a minha vida.
Autora: Ivone Daura
13/06/08
Meus pais- Nelson, Rosa e minha filha Alessandra(in-memorian)
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Bairro Caravagio
Bairro Caravagio- Lages/SC
Após as fortes chuvas encontrei o Bairro Caravagio invadido pelas águas.
Famílias desabrigadas e outras sendo socorridas pelos amigos bombeiros .
Porém ,mesmo entristecida o que mais me chamou atenção foi o acúmulo de lixos como garrafas de refrigerantes sendo trazidos pelas águas.Até quando o povo vai parar e “pensar” que os maiores prejudicados são eles?
As ruas viraram lagos e canoas meio de transportes.Idosos e crianças,sendo retirados de seus aconchegos ,famílias tendo que recomeçar do zero.Lágrimas escorrendo pelas faces de rostos sofridos.
Se cada um fizesse a sua parte talvez não houvesse esse tipo de tragédia.
Vamos se conscientizar e de mãos dadas respeitar o ser humano e também o meio ambiente.
O melhor lugar do lixo realmente e no lixeiro não em bueiros e encosta de terrenos baldios...
A vida existe para ser vivida.
Hoje choram eles e, amanhã quem vai chorar (...)
Ivone Daura.
Após as fortes chuvas encontrei o Bairro Caravagio invadido pelas águas.
Famílias desabrigadas e outras sendo socorridas pelos amigos bombeiros .
Porém ,mesmo entristecida o que mais me chamou atenção foi o acúmulo de lixos como garrafas de refrigerantes sendo trazidos pelas águas.Até quando o povo vai parar e “pensar” que os maiores prejudicados são eles?
As ruas viraram lagos e canoas meio de transportes.Idosos e crianças,sendo retirados de seus aconchegos ,famílias tendo que recomeçar do zero.Lágrimas escorrendo pelas faces de rostos sofridos.
Se cada um fizesse a sua parte talvez não houvesse esse tipo de tragédia.
Vamos se conscientizar e de mãos dadas respeitar o ser humano e também o meio ambiente.
O melhor lugar do lixo realmente e no lixeiro não em bueiros e encosta de terrenos baldios...
A vida existe para ser vivida.
Hoje choram eles e, amanhã quem vai chorar (...)
Ivone Daura.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Pescador
Pescador
Vejo ao longe o horizonte
O sol que finda o entardecer,
Entre o ruivo céu
Desaparece com seus belos raios .
Na ofegante noite,
A criança chora...
E na passarela da vida,
O intrigante gemido do ancião.
No bar da esquina,o sorriso dos namorados.
A saudade incidia dois corações.
As casas se fecham,
Aos poucos a cidade dorme.
Um grito na noite estremece...
O cachorro late no pátio
As aves se encolhem em seus ninhos
Enquanto o barco atravessa o mar.
O pescador sem rumo sofre,
A fúria das águas impede a pescaria,
Do exausto trabalho o pescador lamenta.
Suas mãos estão calejadas de remar
O suor escorre e a alma sangra,
Sonha com a sorte de regressar.
A tempestade agride o pescador
Que chora na imensidão da noite.
O barco afunda, os remos boiam,
Os peixes voltam ao mar.
A morte cruza naquele momento
E alguém ficou com o coração machucado
Saudosa a lhe esperar (...)
Poesia escrita à REVISTA EXPRESSIVA – LAGES/SC
P, 49/ autora: Ivone Daura
Junho de 2011
Vejo ao longe o horizonte
O sol que finda o entardecer,
Entre o ruivo céu
Desaparece com seus belos raios .
Na ofegante noite,
A criança chora...
E na passarela da vida,
O intrigante gemido do ancião.
No bar da esquina,o sorriso dos namorados.
A saudade incidia dois corações.
As casas se fecham,
Aos poucos a cidade dorme.
Um grito na noite estremece...
O cachorro late no pátio
As aves se encolhem em seus ninhos
Enquanto o barco atravessa o mar.
O pescador sem rumo sofre,
A fúria das águas impede a pescaria,
Do exausto trabalho o pescador lamenta.
Suas mãos estão calejadas de remar
O suor escorre e a alma sangra,
Sonha com a sorte de regressar.
A tempestade agride o pescador
Que chora na imensidão da noite.
O barco afunda, os remos boiam,
Os peixes voltam ao mar.
A morte cruza naquele momento
E alguém ficou com o coração machucado
Saudosa a lhe esperar (...)
Poesia escrita à REVISTA EXPRESSIVA – LAGES/SC
P, 49/ autora: Ivone Daura
Junho de 2011
sábado, 23 de julho de 2011
Uma História de Despedida
Muita emoção no lançamento do filme “Uma História de Despedida”
Pré-estreia aconteceu dia 30 e exibição pública será dia 3, no Teatro Univesc
A partir do livro “O Mundo de Ales”, escrito por Ivone Daura Silva, que viveu o drama da perda de sua jovem filha, o diretor Marcelo Farias se emocionou tanto, que mesmo nunca tendo feito uma produção cinematográfica, chegar a produzir um curta, que teve o pré-lançamento na noite de terça-feira, 30, para a imprensa, elenco e produção. Na sexta-feira, 03, no Teatro Univesc, acontece exibição pública, com entrada franca, às 19h309mim.
No pré-lançamento estiveram presentes a quase totalidade do elenco, com destaque para as presenças de Marcia Macedo, Nelson Formiga, Thiago de Oliveira, Simone Padilha e Lota Lotar, juntamente com a equipe de produção: Diogo Gogoy, Vilmar Reis e Francisco Kirchner, que foi o produtor geral e também a presença do artista plástico Pedro Wilbert, autor das animações.
Depois da exibição do filme, onde foi tão grande a emoção, que a maioria dos presentes não conteve as lágrimas, tal a intensidade do roteiro e a interpretação dos atores, somou-se o depoimento da autora, Daura Silva, que na realidade é a mãe da personagem central da história, que deu base ao filme. As lágrimas afloraram e não deve ser diferente em outras exibições e nesse mérito está o trabalho do jovem diretor Marcelo Farias, que também se emocionou muito.
REDE DE ENSINO UNIVEST
Av. Marechal Floriano 947 - Fone (49) 3289-4000 - Lages - SC - CEP 88501-103
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Minha Festa
Minha Festa
No Clube Diamante do centro da cidade, Ricardo festejava seu aniversario entre vários amigos.Deu entrevista e pousou com os convidados uma foto para o jornal.Seria uma noite inesquecível: abraços, presentes, bebidas e muita comida fizeram a festa dos seus vinte e cinco anos.
Porém, teria que ir para casa, sabia do compromisso logo ao amanhecer.Ele trabalhava 15 quilômetros de distância, e o patrão não era nada tolerante.
Os amigos se foram. O relógio marcava duas horas.
Sentindo intensa alegria, olhou para o céu e conversou com as estrelas, que mais parecia o alfabeto unindo as letras e respondendo brilhantes, suas perguntas.Chegou em casa, falou para a esposa Marlene:
— Sou o homem mais feliz da face da terra...
Olhou para o sofá, viu seu cachorro deitado lhe esperando. Quando foi brincar com seu amigo, Marlene o fez recordar que teria compromisso de ir trabalhar e o relógio não parava...
Ricardo deitou cansado e dormiu feliz. Nem ouviu o relógio despertar.Acordou com meia hora de atraso.Levantou rapidamente trocando os seus chinelos pelos da Marlene.
Uma dor terrível de barriga fez ele ir ao banheiro ”todo borrado”. Quando foi fazer a higiene: cadê papel?
Foi então tomar banho; quando ligou o chuveiro: cadê água?
A todo instante ele olhava o relógio...
Não daria tempo para o café, mas faria um chá de macela para tirar o enjôo.Porém: cadê gás?
Saiu apavorado, chegou na garagem, ligou o carro: cadê gasolina?
Estava se sentindo uma ave fora do seu habitat e resolveu chamar um táxi.Ainda estava em tempo para chegar ao trabalho.
Após rodar 2 quilômetros o táxi rodopiou na pista batendo contra um muro. Ricardo e o motorista sofreram pequenas lesões.O taxista ainda tentou levar o passageiro, mas quando ligou o carro: cadê embreagem?
Inconformado, Ricardo acenou para o primeiro ônibus que passou. Após 3 quilômetros de viagem, foram parados por uma blitz.Ninguém poderia deixar o ônibus.E lá se foi... mais uma hora.
Quando liberados, ele estava exausto, horrível, mal -cheiroso pelo transtorno daquele dia.
Chegou no trabalho e deu de cara com o patrão. Olhou em cima da escrivaninha e viu sua foto com os amigos na primeira página do jornal.Sentiu vontade de comer aquele jornal diante o patrão, e se engasgar com o seu próprio ódio. Quem sabe assim passaria o enjôo.Como dar explicações por tudo que havia passado até chegar o local de trabalho? Cadê coragem?
Com a cara horrorosa o patrão entregou a advertência de quinze dias.
Ricardo voltou para casa exausto e decepcionado e, para sua surpresa, Marlene o esperava com um televisor que comprara a prestação.
Ele apenas olhou e perguntou:
— Chegou água?
Ela olhou torceu o nariz e disse:
— O caminhão que trouxe a TV furou o cano. Tomei banho na casa da vizinha.
Desanimado, Ricardo entrou em casa sem nada falar.Estava com medo até da sua sombra. Seu cachorro latiu mostrando a correspondência sobre a mesa.Ricardo abriu e leu o número premiado do bilhete de loteria que tinha ganhado de presente no aniversário.
Naquele instante, sentiu a grande virada da sua vida. Esqueceu tudo e mandou o patrão para o inferno.
Livro Entre sem bater- 50,51,52.Autora- Ivone Daura
No Clube Diamante do centro da cidade, Ricardo festejava seu aniversario entre vários amigos.Deu entrevista e pousou com os convidados uma foto para o jornal.Seria uma noite inesquecível: abraços, presentes, bebidas e muita comida fizeram a festa dos seus vinte e cinco anos.
Porém, teria que ir para casa, sabia do compromisso logo ao amanhecer.Ele trabalhava 15 quilômetros de distância, e o patrão não era nada tolerante.
Os amigos se foram. O relógio marcava duas horas.
Sentindo intensa alegria, olhou para o céu e conversou com as estrelas, que mais parecia o alfabeto unindo as letras e respondendo brilhantes, suas perguntas.Chegou em casa, falou para a esposa Marlene:
— Sou o homem mais feliz da face da terra...
Olhou para o sofá, viu seu cachorro deitado lhe esperando. Quando foi brincar com seu amigo, Marlene o fez recordar que teria compromisso de ir trabalhar e o relógio não parava...
Ricardo deitou cansado e dormiu feliz. Nem ouviu o relógio despertar.Acordou com meia hora de atraso.Levantou rapidamente trocando os seus chinelos pelos da Marlene.
Uma dor terrível de barriga fez ele ir ao banheiro ”todo borrado”. Quando foi fazer a higiene: cadê papel?
Foi então tomar banho; quando ligou o chuveiro: cadê água?
A todo instante ele olhava o relógio...
Não daria tempo para o café, mas faria um chá de macela para tirar o enjôo.Porém: cadê gás?
Saiu apavorado, chegou na garagem, ligou o carro: cadê gasolina?
Estava se sentindo uma ave fora do seu habitat e resolveu chamar um táxi.Ainda estava em tempo para chegar ao trabalho.
Após rodar 2 quilômetros o táxi rodopiou na pista batendo contra um muro. Ricardo e o motorista sofreram pequenas lesões.O taxista ainda tentou levar o passageiro, mas quando ligou o carro: cadê embreagem?
Inconformado, Ricardo acenou para o primeiro ônibus que passou. Após 3 quilômetros de viagem, foram parados por uma blitz.Ninguém poderia deixar o ônibus.E lá se foi... mais uma hora.
Quando liberados, ele estava exausto, horrível, mal -cheiroso pelo transtorno daquele dia.
Chegou no trabalho e deu de cara com o patrão. Olhou em cima da escrivaninha e viu sua foto com os amigos na primeira página do jornal.Sentiu vontade de comer aquele jornal diante o patrão, e se engasgar com o seu próprio ódio. Quem sabe assim passaria o enjôo.Como dar explicações por tudo que havia passado até chegar o local de trabalho? Cadê coragem?
Com a cara horrorosa o patrão entregou a advertência de quinze dias.
Ricardo voltou para casa exausto e decepcionado e, para sua surpresa, Marlene o esperava com um televisor que comprara a prestação.
Ele apenas olhou e perguntou:
— Chegou água?
Ela olhou torceu o nariz e disse:
— O caminhão que trouxe a TV furou o cano. Tomei banho na casa da vizinha.
Desanimado, Ricardo entrou em casa sem nada falar.Estava com medo até da sua sombra. Seu cachorro latiu mostrando a correspondência sobre a mesa.Ricardo abriu e leu o número premiado do bilhete de loteria que tinha ganhado de presente no aniversário.
Naquele instante, sentiu a grande virada da sua vida. Esqueceu tudo e mandou o patrão para o inferno.
Livro Entre sem bater- 50,51,52.Autora- Ivone Daura
Assinar:
Postagens (Atom)








